Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-11-2010

Obama pede que republicanos deixem de lado as disputas
Obama participa de uma reuni�o de gabinete observado pelo conselheiro s�nior Pete Rouse
Obama pede que republicanos deixem de lado as disputas
Foto: AFP

WASHINGTON � O presidente Barack Obama convidou os principais dirigentes republicanos para um encontro na Casa Branca em meados de novembro, afirmando que n�o quer passar "dois anos brigando" com os vencedores das elei��es legislativas de ter�a-feira.

"N�o podemos passar dois anos brigando", afirmou Obama, depois que os republicanos derrotaram os democratas nas elei��es de ter�a-feira e tomaram o controle da C�mara de Representantes.

"Est� claro que os eleitores enviaram uma mensagem: querem que nos centremos na economia e em fazer este pa�s avan�ar", declarou Obama � imprensa.

"Eles querem mudar o tom aqui em Washington, onde os dois partidos v�o se aproximar e se concentrar nas coisas do povo, em vez de somar pontos pol�ticos", acrescentou.

O Partido Democrata manteve uma pequena maioria no Senado. Isso d� uma vis�o geral das pr�ximas elei��es dos Estados Unidos, previstas para novembro de 2012, quando tamb�m ocorre a vota��o para presidente.

"O que ser� muito importante nos pr�ximos meses � a cria��o de uma melhor rela��o de trabalho entre a Casa Branca e a dire��o legislativa", disse Obama.

"Precisamos garantir que todos estejamos trabalhando juntos, tanto democratas quanto republicanos", acrescentou, ao afirmar que convidou os l�deres republicanos � Casa Branca no dia 18 de novembro.

"Esta vai ser uma reuni�o na qual quero que falemos substancialmente sobre como podemos fazer avan�ar a agenda do povo americano. N�o ser� apenas uma sess�o fotogr�fica", disse Obama.

Mas os republicanos parecem pouco dispostos a ceder. O l�der da minoria republicana no Senado, Mitch McConnel, indicou recentemente que o objetivo dos republicanos deve ser o de impedir que Obama obtenha um segundo mandato em 2012.

Seu partido "pode e deve propor uma revoga��o pura e simples da reforma da sa�de", afirmou em um discurso nesta quinta-feira.

O presidente se op�e � revoga��o, mas disse estar pronto para fazer modifica��es.

"A Casa Branca tem uma op��o: mudar de trajet�ria ou persistir em uma vis�o do Estado que os americanos rejeitaram" disse McConnel.

Por sua vez, John Boehner, l�der da maioria republicana na C�mara de Representantes, publicou nesta quinta-feira um documento de 44 p�ginas intitulado "Os pilares da nova maioria", onde aparecem tra�adas as grandes linhas do programa republicano.

O documento faz alus�o � "Promessa para a Am�rica", programa de campanha dos republicanos, que prop�e menos "impostos matadores de empregos", menos regulamenta��es estatais, a revoga��o da reforma da sa�de, uma diminui��o dos gastos do Estado e a reforma do Congresso.

Em outro gesto de aproxima��o, o presidente Obama anunciou que tamb�m convidou no dia 2 de dezembro os governadores eleitos dos dois partidos.

Desde as elei��es de ter�a-feira, os republicanos controlam 29 cargos de governador de um total de 50. Antes, controlavam 24.

Obama pede que republicanos deixem de lado as disputas

Obama participa de uma reuni�o de gabinete observado pelo conselheiro s�nior Pete Rouse


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir