Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-11-2010

FMI aponta para falência «quase certa» de Portugal
O esforço orçamental português está a revelar-se insuficiente para os investidores e especuladores de dívida pública.
FMI aponta para falência «quase certa» de Portugal
Foto: www.abola.pt

O esforço orçamental português está a revelar-se insuficiente para os investidores e especuladores de dívida pública. O Fundo Monetário Internacional alertou para o facto de os mercados estarem a apostar numa falência «quase certa» da economia nacional.

Portugal, Grécia e Irlanda são apontados no relatório «Fiscal Monitor», apresentado esta quinta-feira e citado pelo i, como os países onde a «ocorrência de eventos de crédito em algumas economias avançadas é quase certa». Estes «eventos» incluem falência e falhas graves de pagamento aos credores.

O FMI admite que os mercados estejam a «sobrestimar» o risco de incumprimento, embora admita que este é agora mais alto. «O risco de materialização destes eventos permanece elevado em termos históricos no que respeita às economias avançadas – especialmente aquelas que já estão sob pressão dos mercados», lê no relatório.

A mesma nota sublinha que «o crescente pessimismo afectou alguns países da área do euro» e que «o sentimento estabilizou em Maio-Junho nos países sob pressão (Grécia, Irlanda, Portugal) com a criação da Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira».

No entanto, «os receios dos investidores reemergiram recentemente, apesar das perspectivas orçamentais terem melhorado a um ritmo muito mais rápido que o esperado», continua. A margem dos países altamente deficitários e endividados para inverter esta situação é, todavia, estreita, analisa o FMI.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir