Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 05-11-2010

Começa o defeso da piracema, sururu e caranguejo.
Essas medidas são tomadas para ajudar na procriação de dezenas de espécies de peixes, suru e caranguejo.
Começa o defeso da piracema, sururu e caranguejo.
Foto: José Rubens Brumana

Essas medidas são tomadas para ajudar na procriação de dezenas de espécies de peixes, suru e caranguejo. A partir de primeiro dia desse mês até o dia 28 de fevereiro, cerca de 700 pescadores cadastrado nesse tipo de atividade estão proibidos de pescar nas águas do rio Itapemirim e nas margens dol itoral.

As ínumeras redes que circundam o litoral, impedindo que os peixes realizem a sua piracema serão apreendidas pela polícia ambiental e o pescador enquadrado em crime ambiental. Fica também proibido a captura de caranguejo e sururu, muito usado nesse período de verão na culinária reginal.

Essa informação foi prestada pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-8 Sérgio Marangoni Rody ressaltando ainda que os pescadores estão cada vez mais consciente da necessidade de não capturarem sururu e caranguejo nessa época onde estão realizando a sua procriaçao e as dezenas de peixes que saem de seus estuários para lançarem seus filhotes nos remansos dos mangues e encostas do rio.

O presidente da colônia disse ainda que durante o defeso todos os pescadores devidamente, cadastrados, recebem do governo federal um salário mínimo que ficou conhecido como salário defeso.

    Fonte: José Rubens Brumana
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir