Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 05-11-2010

Sonda americana Epoxi observa cometa Hartley 2 de perto
Imagem do cometa Hartley 2 captada pela miss�o Epoxi
Sonda americana Epoxi observa cometa Hartley 2 de perto
Foto: AFP

CABO CANAVERAL, EUA � A sonda americana Epoxi se aproximou, nesta quinta-feira, a cerca de 700 km do n�cleo em forma de amendoim do pequeno cometa Hartley 2, do qual obteve imagens surpreendentes, segundo mostrou a TV da Nasa.

A maior aproxima��o ocorreu, conforme o previsto, por volta das 14H00 GMT (12h00 de Bras�lia) e as aguardadas imagens do n�cleo visto de perto come�aram a chegar cerca de uma hora depois.

Esta � a quinta vez na hist�ria da astronomia que uma sonda se aproxima tanto do n�cleo de um cometa para tirar fotos e fazer outras medi��es, disseram encarregados da miss�o.

Os cientistas esperam compilar grande quantidade de dados sobre o cometa para compreender melhor as caracter�sticas espec�ficas e a composi��o desta classe de corpos celestes, que se contam aos bilh�es na periferia do Sistema Solar.

Os cometas, blocos de gelo misturado a outros materiais, resultantes da forma��o do sistema solar, h� 4,5 bilh�es de anos, bombardearam constantemente os planetas e sat�lites, como demonstram, por exemplo, as crateras da Lua.

"Os cometas s�o incrivelmente importantes (...) porque cont�m materiais org�nicos, �gua, di�xido de carbono", disse Ed Weiler, diretor dos programas cient�ficos da Nasa, entrevistado pela televis�o da ag�ncia espacial americana.

A sonda Epoxi (Observa��o Planet�ria Extrasolar e Investiga��o Estendida Impacto Profundo) foi reciclada para esta miss�o depois de conseguir lan�ar um proj�til sobre o cometa Tempel-1, em 2005, para coletar dados a partir do material desprendido no impacto.

A sonda tem c�meras de m�dia e alta defini��o e um espectr�metro.

O Hartley 2, um pequeno cometa descoberto por Malcolm Hartley em 1986, com ajuda de um telesc�pio Schmidt do observat�rio de Siding Spring, na Austr�lia, passa entre a Terra e o Sol a cada 6,46 anos.

O cometa, com sua cauda verde, se aproximou em 20 de outubro a 18 milh�es de quil�metros da Terra, o mais pr�ximo que pode chegar do planeta.

Seu n�cleo mede cerca de 2,2 km e completa uma rota��o a cada 18 horas.

Sonda americana Epoxi observa cometa Hartley 2 de perto

Imagem do cometa Hartley 2 captada pela miss�o Epoxi


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir