Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-11-2010

APRENDER COM CRIANÇAS LETRAMENTO
Recentemente convidada ministrar uma aula ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Serra conheci mais de perto o termo letramento, que confesso, já tinha familiaridade com ele, embora não soubesse sua definição de fato.
APRENDER COM CRIANÇAS LETRAMENTO

Recentemente convidada ministrar uma aula ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Serra conheci mais de perto o termo letramento, que confesso, já tinha familiaridade com ele, embora não soubesse sua definição de fato.

Pus-me nos dias que antecederam a aula a uma incessante pesquisa. Foi necessário buscar orientações. Fui até o Centro Universitário São Camilo, onde a professora coordenadora do curso de Pedagogia Augusta Maria Bicalho passou-me algumas informações bastante úteis. Recorri também a Magali Paraguassú.

A pesquisa varou madrugadas e na manhã do dia da aula estava com o tema na ponta da língua. Se disser que não me bateu um friozinho na barriga estaria mentindo. Naquela sala muitos dos estudantes já concluíram um curso superior e alguns são pós-graduados. Mesmo assim, aceitei o desafio e fui para aula, com um monte de material em mãos entre eles os livros: Fala, Letramento e Inclusão Social - Maria Cecília Mollica e Letramento Literário – Teoria e Prática - Rildo Cosson, vídeos, slides, apostilas... Embasada também com outros estudiosos do tema começamos a dissecar, como a um cadáver o termo tão usado atualmente no universo educacional.

Cerramos embates interessantes e até Tiririca acabou participando da aula, claro, um dos grupos defendeu a tese e escreveu um artigo sobre a importância de ser letrado para assumir cargos que exigem mais do que ser apenas um ser alfabetizado, por isso, Tiririca na opinião dos acadêmicos não deve ser empossado, e mais, eles afirmaram que é preciso reformular a lei ou incluir quesitos para que uma pessoa possa se candidatar a um cargo tão importante uma vez que, cobra-nos tantas imposições para sermos professores. Que cobrem deles também, afinal de contas ganham muito bem.

Uma das pesquisas realizada aponta letramento como o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Um dos significados usuais para esse processo de aprendizagem tem como significado os atributos em que a criança pode usar os recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendizado se dá a partir da convivência dos indivíduos (crianças, adultos), com materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens e outros. Práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se inscrevem, resultando no fruto do grau de familiaridade e convívio do indivíduo com os textos escritos em seu meio.

Depois de estudar um pouco o assunto lembrei-me de uma professora alfabetizadora do município de Piúma e Iconha, trata-se de Ana Cláudia Siqueira da Silva.

Em contato com um projeto que esta realizou em uma turma de 2ª série no município de Iconha fiquei feliz em constatar que em lugares onde nem se imagina haver uma escola, existem educadores conscientes que é preciso letrar crianças e não apenas alfabetizar. Aliás, alfabetizar já não é o termo mais adequado e ainda que ela não tenha o conhecimento amplo do termo Letramento, observei que seu projeto ministrado na Escola Marcelino Biancardi em Iconha certamente é um exemplo dessa palavra tão em alta.

Seus alunos ainda tão pequenos puderam através de vídeos, slides, poesias, reportagens compreender a importância de preservar o meio ambiente. Essa iniciativa deixa-nos a certeza de que aquelas crianças, mesmo na 2ª série já estão conscientes e são agentes mirins defensores do meio. Elas sabem os perigos do lixo tóxico, aprenderam a reciclar e mais, a zelar pelo meio em que estão inseridas.

Talvez seja essa uma prática de letramento na sala de aula. Deitadas no chão, assistindo a um vídeo e reproduzindo em quadrinhos, exercendo a escrita. No lixão entrevistando moradores e conscientizando gente grande sobre perigos que não sabiam. Muito bem professora Ana Cláudia que sua dedicação e exemplo sirvam como modelo a nos incentivar a pensar mais além, que letrar é promover o outro ao conhecimento em suas várias vertentes.

Fonte: Luciana Maximo
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir