Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-11-2010

Gráfica diz que distribuiu 21 mil provas com erro
RR Donnelley, responsável pela impressão, diz que adotará as medidas necessárias para a solução dos problemas para prejudicados
Gráfica diz que distribuiu 21 mil provas com erro

A gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgou nota em que afirma que foram distribuídos 21 mil testes com "defeito de ordenação". Segundo o documento, a empresa considera esse total "dentro da normalidade técnica" diante do volume impresso. A contratada também admite a responsabilidade e diz que adotará "medidas necessárias para a solução de problemas gerados".

Segundo a gráfica, a manutenção do sigilo do conteúdo os impediu de que sejam feitas revisões de processo com a leitura do material impresso. "Obrigando-nos a elaborar critérios especiais de verificação da qualidade da impressão, sem que esse conteúdo seja devassado", diz a nota, explicando que de cada 20 mil cadernos impresso, apenas um era checado.

Diz a nota: "Durante a aplicação do primeiro dia do exame, identificamos, fazendo a leitura dos 4 tipos de caderno de provas que contêm as mesmas questões em quatro ordens distintas de diagramação, que em um dos lotes de produção tivemos um problema de processo, resultando na impressão de 33 mil cadernos de provas amarelas com um defeito de ordenação. Desse total, aproximadamente, 21 mil cadernos foram efetivamente distribuídos."

Ainda segundo a empresa, foram impressas 10 milhões de provas e 1 milhão para "reserva técnica" e houve a substituição em sala de várias das que apresentaram problemas. O total de inscritos no Enem foi de 4,6 milhões.

Por fim, gráfica diz que assumirá os custos: "A RR Donnelley, na condição de gráfica contratada mediante processo licitatório para a impressão das provas do Enem 2010, garante o cumprimento de suas obrigações contratuais, responsabilizando-se por adotar as medidas necessárias para a solução dos problemas gerados, principalmente visando garantir os direitos dos estudantes eventualmente prejudicados.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir