Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 09-11-2010

Festival cultural reúne mestres em torno dos atabaques
A noite do último sábado, dia 05 de novembro, em Itapemirim foi marcado pelo som afinado dos tambores e de cânticos entoados pelos grupos folclóricos de Itapemirim
Festival cultural reúne mestres em torno dos atabaques

A noite do último sábado, dia 05 de novembro, em Itapemirim foi marcado pelo som afinado dos tambores e de cânticos entoados pelos grupos folclóricos de Itapemirim e Municípios vizinhos que participaram de Festival De Cultura que aconteceu no Ginásio de esportes do Bairro Santo Antônio devido a chuva que atingiu a região.

O brilho do evento trouxe à tona antigas manifestações folclóricas de afro- descendentes que remontam os idos da escravidão onde os negros reverenciavam seus deuses nas senzalas, para atenuar a saudade de sua "Mãe África" e, com isto, amenizar a dor da saudade e o cansaço da lida nos cafezais.

"Reverenciamos nossos irmãos que sofreram com a escravidão manifestando nosso interesse e amor em manter viva nossas crenças e tradições", frisou D. Geralda, a jongueira do Bairro Santo Antônio que recebeu menção honrosa pelo seu empenho e por ser um patrimônio vivo da história de Itapemirim.

A Prefeita Municipal que esteve presente à festa frisou que faz questão de incentivar e apoiar manifestações desta envergadura cultura, pois reconhece a importância preservar a memória de um povo e respeitar suas manifestações e tradições.

Participaram grupos de jongo, caxambu, Folia de Reis e demais segmentos culturais cujos mestres foram homenageados pelo Grupo de Jongo de Itapemirim.

"Muito nos honra vir a Itapemirim participar desta festa e levar para casa esta homenagem que não é somente minha mas de todo nosso grupo e todo nosso povo, destacou emocionada D. Canutinha de Monte Alegre.





    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemerim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir