Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 09-11-2010

Grupo Maratimba Jovem Inicia Reflorestamento do Itapemirim
O local escolhido foi a área do Cabral que se apresenta como um campo, já que não há mais quase nenhum tipo de árvore ao redor.
Grupo Maratimba Jovem Inicia Reflorestamento do Itapemirim
Jovens visando o reflorestamento do rio Itapemirim

O grupo Maratimba Jovem visando a preservação e o reflorestamento da mata ciliar do rio Itapemirim iniciou no sábado passado (06/11) o projeto "Reflorestar é Preciso". O local escolhido foi a área do Cabral que se apresenta como um campo, já que não há mais quase nenhum tipo de árvore ao redor.

Os jovens pretendem fazer o plantio de 2000 mudas na região e esperam com isso colaborar com o meio ambiente, que há muito tempo vem sofrendo com a ação humana não só em nossa região como em todo o Brasil. Nessa primeira etapa foram plantadas ao todo 200 mudas entre o Cabral e algumas nascentes na região de Marataízes.

"No início eu esperava ser mais difícil fazer a plantação, dessas mudas, pois foram poucas pessoas para ajudar, mas para minha surpresa foi tudo bem tranqüilo e já estou ansioso para começar a 2ª etapa em dezembro", diz Guilherme.

"A presença de Miguel (o mascote do grupo) na plantação das mudas motivou ainda nossa turma, pois ver uma criança cavando um buraco para plantar VIDA, foi emocionante, esse exemplo deve ser seguido, eu espero tê-lo conosco na próxima empreitada", resume Wallace.

A ação só foi possível graças a grande força de vontade do grupo e de algumas pessoas que foram essenciais nesse processo como:

Dr. Ruy (Usina Paineiras), que contribuiu com a doação das mudas e se prontificou a municiar o grupo para todos os projetos de reflorestamento que serão executados.
Ayde Sad (Juninho), proprietário da fazenda que gentilmente ofereceu maquinas para transporte da turma e deixou o grupo a vontade para realizar o plantio em sua área.

A ação dos jovens não se resumirá apenas as questões ambientais, eles também irão propor a diretores escolares palestras antidrogas para crianças e adolescentes, já que é nessa fase que a maioria passa a ter contato com quem usa drogas e conseqüentemente acaba inserido no meio. Além de propor a criação do projeto "Rádio Escola" que seria totalmente digital e executada exclusivamente por alunos além ter transmissão pela internet através do site Maratimba.com. A proposta de Adriano Costa Pereira, diretor do site Maratimba é que a escolha dos locutores seja feita de acordo com o talento e as notas dos alunos. "Estou disposto a custear com recursos próprios os gastos fixos desse projeto que seriam o streaming, hospedagem das páginas da rádio na web e divulgação no site, acredito ser uma boa proposta para entreter os jovens de nossa cidade", finaliza Adriano.

Participaram da plantação:
Adriano, Flávio, João Marcos, Guilherme, Marcelo, Kiko, Andrei, Rafael, Wallace, Warley e as crianças Miguel e Alexandre.
Confira algumas fotos do reflorestamento






































































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir