Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2010

Campanha intensificará testes rápidos de Aids
Foi lançada ontem pelo governo estadual, a campanha de testagem rápida “Fique Sabendo!”, para detectar o vírus da Aids.
Campanha intensificará testes rápidos de Aids
Foto: 4.bp.blogspot.com

Foi lançada ontem pelo governo estadual, a campanha de testagem rápida "Fique Sabendo!", para detectar o vírus da Aids. Diferente do teste convencional – em que a resposta demora três dias –, o resultado sai em 30 minutos. Em Campo Mourão, a campanha deve apenas intensificar o trabalho que já é realizado desde fevereiro. Até o dia 1º de dezembro deve haver ações de divulgação e conscientização dos mourãoenses sobre a importância de descobrir se está infectado pelo vírus HIV ou não.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Cláudia Regina Pereira, explicou que o trabalho com o teste rápido começou em 2008. "Na época fizemos uma mobilização muito grande e depois de um tempo isso parou. Retomamos agora no início do ano e desde então o trabalho vem sendo contínuo."

Ela enumerou que foram feitos desde fevereiro mais de 200 testes rápidos. "Antes mesmo dessa campanha já realizávamos, então agora nosso foco vai ser mais divulgar esse trabalho para que mais pessoas procurem e possam descobrir se estão infectados com o vírus", completa. Estão sendo programadas diversas ações no centro da cidade. "Nessas atividades não vamos realizar o teste, será um convite para que venham ao CTA fazer o teste rápido."

Segundo Cláudia, não há como realizar o teste na praça, por exemplo, pois é feito um trabalho de orientação para aqueles em que o resultado acusa positivo. "Todo o processo demora cerca de 30 minutos. Fazemos uma primeira fala orientando quem nos procura e na sequencia o teste. O resultado demora de 15 a 20 minutos e nesse período conversamos com a pessoa. Não se pode dar o resultado sem esse acon-selhamento", diz.

Em todo o país, segundo estimativas dos órgãos envolvidos no tratamento e prevenção da Aids, o número de pessoas contaminadas sem saber é alto. Cláudia acrescentou que quanto antes for detectada a presença do vírus mais tranquilo será o tratamento.

O vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue.



"Fique Sabendo"

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, a campanha estimula a detecção precoce, possibilita um melhor resultado no tratamento e diminui complicações. "Como nos últimos anos o tratamento da AIDS evoluiu, a maioria das pessoas deixou de se preocupar com o risco de contrair o vírus HIV. Isto significa que elas podem estar contaminadas há anos e nem imaginar", afirmou Moreira.

Os testes serão realizados gratuitamente e o resultado é sigiloso. Se o resultado do teste rápido for positivo, a pessoa será encaminhada para refazer o teste da forma convencional. Estima-se que para cada soropositivo existam outros cinco infectados com o vírus sem saber. No Brasil, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV, das quais 400 mil não conhecem sua sorologia. De acordo com o coordenador estadual do programa DST/AIDS, Francisco Carlos dos Santos, após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. "O ideal é fazer o teste após esse período", explica Santos.

O secretário enfatizou que a doença é mais evidente na faixa etária de 20 a 34 anos, o que corresponde a 51,8% dos casos. "Nesta faixa as pessoas estão mais ativas sexualmente e isso requer um cuidado maior, principalmente quanto ao uso de preservativos que impedem a transmissão de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis", explicou. (com informações da AEN)


Fonte: www.tribunadointerior.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir