Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-11-2010

Mauá inicia hoje mutirão para testes gratuitos de HIV
A Secretaria de Saúde realiza mais uma edição da campanha Fique Sabendo, que começa hoje e vai até 1º de dezembro.
Mauá inicia hoje mutirão para testes gratuitos de HIV
Foto: /www.babble.com

O objetivo é incentivar a realização dos exames de investigação e prevenção à HIV e hepatites virais. Neste período, a população poderá ir a todas as unidades da rede básica do município, ao Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), e ao CRT (Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e Hepatites) para receber orientações e realizar o teste.

Sob sigilo absoluto, o interessado só precisa solicitar a realização do exame na recepção e pode coletar o sangue, durante toda a campanha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

No sábado, todas as unidades de Saúde funcionarão no mesmo horário. O resultado é entregue no local em 15 dias. Para o teste rápido, o interessado poderá ir ao Coas e receber a resposta em até uma hora. Ao fazer o exame, o usuário da rede de saúde passa por aconselhamento, recebe preservativos, conversa sobre as situações de vulnerabilidade, riscos e dúvidas com os profissionais. O resultado só é aberto pelo técnico na presença do paciente. Em caso positivo, será agendada consulta médica e exames especiais para verificar qual é a fase da doença. Uma equipe interdisciplinar estará à disposição, com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e psicólogos para dar auxílio ao paciente.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir