Categoria Música  Noticia Atualizada em 17-11-2010

Todos os álbuns dos Beatles à venda no iTunes
Depois de muitos anos de negociações, todo o catálogo da banda foi finalmente disponibilizado na loja "online" da Apple Inc.
Todos os álbuns dos Beatles à venda no iTunes
Foto: dn.sapo.pt

As disputas entre os Beatles e a empresa de informática Apple Inc. começaram há mais de 30 anos, mas ontem foi colocado um ponto final a esta guerra, ao ter sido disponibilizado na loja online da Apple Inc., o iTunes, todo o catálogo do grupo de Liverpool. A discografia completa dos Beatles pode ser descarregada por 149 euros, enquanto cada canção tem o custo de 1,29 euros. Já por cada álbum é necessário pagar 12,99 euros e os álbuns duplos custam 19,99 euros.

O lançamento do iTunes há sete anos influenciou profundamente a mudança de paradigma de como no século XXI se ouve e se consome música, cada vez mais dependente da faceta digital, em que tudo pode estar acessível à distância de um clique. Pode-se mesmo dizer que foi um dos responsáveis pela redefinição da indústria discográfica. Aliás, a Apple Inc. é hoje a líder na venda de música online devido ao iTunes. No entanto, desde a sua fundação que o catálogo desta loja online tinha uma grande falha: o catálogo dos Beatles, que é ainda um dos grupos mais lucrativos da actualidade, mesmo que já tenham passado 40 anos desde a sua separação.

Agora que as negociações chegaram ao fim, a disponibilização da discografia do grupo no iTunes pode significar um aumento significativo de lucros por parte desta loja de música online. E o mesmo com os Beatles, que só no ano passado venderam no mercado norte-americano 3,3 milhões de discos.

Há vários anos que Steve Jobs, patrão da Apple Inc., tentava chegar a acordo com a editora discográfica EMI e os representantes da banda, a Apple Corps (detentora do catálogo dos Beatles), mas sem chegar a bom porto. Agora, além da discografia completa, na caixa especial que se encontra à venda no iTunes está ainda integrado o vídeo Live at the Washington Coliseum 1964, que regista o primeiro concerto de sempre dos Beatles nos EUA.

Apesar do iTunes só ter sido lançado há sete anos, a empresa de informática Apple Inc. foi funda-da em 1976 e apenas dois anos depois começaram as disputas entre a esta empresa e a Apple Corps. Em causa estava não só o facto de ambas as empresas utilizarem o mesmo nome, mas também o mesmo logotipo, o símbolo de uma maçã. Esta batalha legal, que começou em 1978, só chegou ao fim em Fevereiro de 2007. Os termos do acordo nunca foram revelados.

Todavia, foi necessário esperar mais três anos para que o catálogo da banda fosse finalmente disponibilizado na loja online da Apple Inc. Ainda há poucos meses Yoko Ono, viúva de John Lennon, tinha referido à imprensa que seria algo "improvável" que a música do grupo chegasse rapidamente ao iTunes. Agora a cantora afirmou em comunicado que considera bastante "apropriado" o facto destas negociações terem chegado ao fim "no ano do 70.º aniversário de John Lennon".

Assim, a partir de agora estão disponíveis no iTunes os 13 álbuns de estúdio dos Beatles, mais os dois volumes da compilação Past Masters e as duas colectâneas incontornáveis do grupo, Red e Blue, sendo que todas estas canções estão disponíveis na versão remasterizada digitalmente.

Fonte: dn.sapo.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir