Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2010

Região faz mutirão de testes gratuitos de Aids
Prefeituras de seis cidades da região aderiram à campanha Fique Sabendo 2010, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde.
Região faz mutirão de testes gratuitos de Aids
Foto: www.maratimba.com

Será feito mutirão de exames gratuitos de HIV/Aids em diversas unidades públicas de saúde. A única cidade da região que não participará da campanha é Rio Grande da Serra.

Até 2009, foram diagnosticados cerca de 9,5 mil casos da doença no Grande ABC. Os números são a partir da década de 1980, quando teve início a contabilização de contaminações pelo vírus HIV. Foram registrados 4.647 óbitos na região em função da doença entre os anos de 1990 e 2008.

O número de pessoas diagnosticadas com Aids no Grande ABC caiu de 540, em 2000, para 184 em 2008, o que representa queda de 66%. Em relação às mortes, o número foi de 188, em 1990, para 151 em 2008 – diminuição de 19,7%.

A estimativa é de que nos 14 dias de campanha, sejam realizados 120 mil exames, sendo 20 mil testes rápidos. A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, informa que o objetivo da campanha é aumentar divulgação dos testes, que são realizados gratuitamente pela Secretaria durante todo o ano.

Gianna refaz o alerta de que, quanto mais cedo a doença for descoberta, aumentam sobrevida e qualidade de vida do infectado. "À medida em que uma pessoa é diagnosticada precocemente, a possibilidade de o tratamento ter mais sucesso é maior", enfatiza.

Segundo a coordenadora, não há um público específico para ser atendido durante a campanha. "No entanto, há um incentivo maior para a população mais vulnerável, como homossexuais masculinos, travestis, profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis, entre outros", acrescenta.

UNIDADES

No Grande ABC, os testes serão realizados em 22 unidades de saúde. Em todo o Estado, a campanha acontece em 471 municípios. Segundo o Programa Estadual de DST/Aids, a campanha mobiliza cerca de 40 mil funcionários, distribuídos em aproximadamente 3,5 mil postos em São Paulo.

O número de cidades participantes registra aumento desde a primeira edição da campanha. No primeiro ano, em 2008, 379 municípios aderiram. O número subiu para 449 no ano passado. A campanha será encerrada no dia 1º de dezembro, quando é lembrado o Dia Mundial de Combate à Aids.

RESULTADO EM MINUTOS

Os interessados em fazer os exames de HIV podem optar por dois tipos de testes: o convencional e o rápido. O teste rápido é feito por meio de punção digital – semelhante à medição de glicemia – e o resultado sai em aproximadamente 15 minutos.

Já o convencional é feito após coleta de sangue utilizando seringa. A amostra é enviada a um laboratório e o resultado fica pronto entre uma semana e dez dias.

Segundo a responsável pelo laboratório do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids, Carmem Lúcia Soares, a taxa de precisão de ambos os exames é de 99,5%.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir