Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 17-11-2010

Praça Pública recebe espetáculo em Itapemirim
O Município de Itapemirim vira palco para espetáculo neste sábado, dia 20. A apresentação será na Praça de Itaóca, a partir das 19:30, com a peça teatral “Peroás e Caramurus – Uma saga da Ilha”.
Praça Pública recebe espetáculo em Itapemirim

Será uma noite com muita cultura e uma história contagiante. O grupo de teatro faz parte do projeto "Circulação Cultural" da Secretaria Estadual de Cultura, que percorre os municípios com espetáculos de teatro, dança e shows musicais.

Sinopse da história:

No século XIX, existia no centro de Vitória a "Irmandade Religiosa de São Benedito", sediada no Convento de São Francisco. Nos festejos de fim de ano sempre saía pelas ruas da cidade a procissão de São Benedito, contando com numeroso público. Um dia, por causa de uma forte chuva, a procissão não saiu. Os irmãos ficaram revoltados e discutiram com o Frei por não ter autorizado a saída do santo. O Frei os expulsou do Convento.

Indignados, os irmãos foram pedir abrigo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e ao perceberem que a imagem poderia não sair no próximo festejo, decidiram "furtar" São Benedito.

Com o furto da imagem surgiu a "Irmandade de São Benedito do Rosário", nascendo também uma curiosa rixa com a irmandade que permaneceu no Convento, briga que perdurou até o início do século XX.

A irmandade do Convento de São Francisco adotou a cor verde e foi apelidada por sua adversária de Caramuru, um peixe parecido com cobra e muito agressivo. Os fieis do Convento, agora Caramurus, também deram um apelido para os da igreja do Rosário: Peroás. O motivo de tal apelido é que este era um peixe comum na época e de pouco valor comercial, tanto que era devolvido ao mar pelos pescadores.

A rivalidade era tão intensa que eles chegavam a usar a cor da irmandade rival nos seus calçados, simbolizando o gesto de pisar no oponente.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir