Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 17-11-2010

Agricultura Familiar na Merenda Escolar
O peixe já é parte do novo cardápio de algumas escolas em Itapemirim. O Município realizou a 1ª Chamada Pública, que efetivou a introdução da Agricultura Familiar dentro das Escolas da Rede Municipal.
Agricultura Familiar na Merenda Escolar

O objetivo é disponibilizar aos alunos, alimentos com segurança nutricional e aproximá-los da identidade local, além de adequar Itapemirim a Lei Federal n° 11.947/09, em seu artigo 14 que estabelece: "Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas".

"Valorizar a Agricultura Familiar e junto levar alimentação de qualidade para os alunos é mais um resultado de nosso trabalho. A meta é alcançar todas as Escolas da Rede Municipal com uma Merenda Escolar diferenciada, saudável e bem soborosa." Afirma a Prefeita Municipal.

A Chamada pública faz parte da Lei n° 11.947/09 e as suas exigências vão desde a elaboração de um cardápio pela nutricionista, até a assinatura do contrato com os fornecedores e o recebimento dos produtos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a 2ª Chamada Pública já está em andamento, para que todas as Escolas do Município seja atendida.

Conheça as vantagens dos pescados

O peixe tem bem menos gordura do que a carne vermelha, é rico em proteínas, tem grande quantidade de minerais, e é fonte das vitaminas A, D e B. Algumas espécies, principalmente de água fria, são ricas em ômega-3, uma gordura que diminui o risco de endurecimento das artérias, e doenças cardíacas. O peixe também ajuda no desenvolvimento cerebral e no tratamento de inflamações. Por agir nas células nervosas, o ômega-3, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa disponibilidade e diminuir o risco de anemia.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir