Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2010

Cólera pode matar até 10 mil pessoas
Alerta para o próximo ano é do médico Ciro Ugarte, da Organização Pan-americana de Saúde
Cólera pode matar até 10 mil pessoas
Foto: www.geomundi.org

Uma epidemia de cólera no Haiti poderia infectar em torno de 200 mil pessoas e provocar a morte de aproximadamente 10 mil no decorrer do próximo ano, advertiu o doutor Ciro Ugarte, médico ligado à Organização Pan-americana de Saúde. "Nossas projeções mostram que podemos ter cerca de 200 mil casos de infecção por cólera no Haiti nos próximos seis a doze meses", declarou o médico ontem. Num "cenário pessimista", disse Ugarte, a taxa de mortalidade da epidemia de cólera ficaria entre 4% e 5%.

O Ministério da Saúde do Haiti confirmou, ontem, a morte de pelo menos 1.110 pessoas desde o aparecimento dos primeiros casos, no mês passado. A cifra de pessoas hospitalizadas por causa da doença já alcança 18.382.

Autoridades haitianas temem que a situação saia de controle caso a doença chegue aos esquálidos campos de refugiados estabelecidos nos arredores da capital, Porto Príncipe, depois do terremoto de janeiro, no qual cerca de 250 mil pessoas morreram e 1,3 milhão ficaram desabrigadas.

O surto de cólera ultrapassou oficialmente as fronteiras do Haiti na terça-feira, quando a vizinha República Dominicana confirmou o primeiro caso da doença em seu território. O paciente é um haitiano de 32 anos.

Ontem, o Estado norte-americano da Flórida registrou seu primeiro caso de cólera vinculado ao surto da enfermidade em andamento no Haiti. O doutor Thomas Torok, do Departamento de Saúde da Flórida, disse que a paciente é uma mulher que esteve recentemente no Haiti em visita a familiares. De acordo com Torok, a paciente já se recuperou e as autoridades locais estão em alerta para o aparecimento de outros casos.

Fonte: www.clicrbs.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir