Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2010

Harry Potter vira arma para cibercriminosos
Aproveitando o furor causado pelo novo filme da saga Harry Potter, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas, criminosos virtuais estão disseminando vírus em links que prometem o download gratuito do lançamento da Warner Bros.
Harry Potter vira arma para cibercriminosos
Foto: tecnologia.terra.com.br

O intuito é roubar identidades, segundo a empresa PC Tools. Para dar um ar de veracidade à fraude, são postados comentários como "minha esposa e eu assistimos ao filme aqui. É perfeito!". Ao buscar pelo download gratuito de Harry Potter e as Relíquias da Morte, muitos usuários acabam fornecendo seus dados pessoais, às vezes motivados também por um falso sorteio de iPads.

O vazamento do filme é verdadeiro, o que dá mais munição aos ladrões de identidade. Os primeiros 36 minutos do filme já estão em dezenas de sites do BitTorrent, com milhares de downloads realizados, informa o site TorrentFreak.

A saga do bruxo inglês faz muito sucesso nos torrents. O sexto filme, Harry Potter e o Enigma do Príncipe está na lista dos filmes mais pirateados do TF, com quase 8 milhões de downloads, e espera-se que este próximo supere a marca - mesmo antes do vazamento muitos procuravam o longa na rede, e ontem ele foi o mais buscado em diversos sites.

Portanto, além de ser uma grande isca a serviço dos fraudadores, o vazamento pode também aumentar o público nos cinemas, já que não é o filme completo. A Warner Bros., estúdio responsável pelo título, nega que o vazamento tenha sido proposital, embora esta possa ser uma ação de marketing viral muito interessante.

Segundo o blog Under Wire da revista Wired, a Warner garante já estar trabalhando arduamente para remover as cópias da web e punir os culpados.


Fonte: tecnologia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir