Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2010

Coreia do Sul e EUA anunciam manobras militares
Lee Myung-Bak (foto) e Obama decidiram realizar manobras militares conjuntas entre EUA e Coreia do Sul
Coreia do Sul e EUA anunciam manobras militares
Foto: AFP

SEUL � Estados Unidos e Coreia do Sul iniciar�o no pr�ximo domingo manobras militares navais conjuntas, decididas na ter�a-feira pelos presidentes Barack Obama e Lee Myung-Bak, depois que a Coreia do Norte atacou uma ilha sul-coreana.

Os exerc�cios, no Mar Amarelo, local do bombardeio de ter�a-feira, contar�o com a presen�a do porta-avi�es americanoe "George Washington".

As manobras j� estavam previstas antes do "ataque n�o provocado" da artilharia norte-coreana, afirma um comunicado das tropas americanas presentes na Coreia do Sul.

O texto destaca ainda o compromisso dos dois pa�ses com a "estabilidade regional atrav�s da dissuas�o".

O minist�rio sul-coreano da Defesa afirmou que as manobras "defensivas" pretendem aumentar o poder de dissuas�o contra a Coreia do Norte.

Os presidentes Obama e Myung-bak concordaram na ter�a-feira em "elevar o n�vel de prepara��o" e com a realiza��o de manobras militares conjuntas nos "pr�ximos dias", anunciou a Casa Branca.

Os dois governantes destacaram os exerc�cios militares como um prosseguimento da "estreita coopera��o em termos de seguran�a entre nossos dois pa�ses e para destacar a for�a de nossa alian�a e nosso compromisso com a paz e a seguran�a na regi�o", afirma um comunicado da presid�ncia americana.

Obama tamb�m garantiu ao colega sul-coreano que Washington est� ao lado do aliado ap�s o bombardeio de ter�a-feira.

Estados Unidos e Coreia do Sul anunciaram uma s�rie de manobras militares depois do afundamento de um navio de guerra sul-coreano, que matou 46 soldados e foi atribu�do a um ataque com torpedo norte-coreano.

Exerc�cios militares previstos para julho no Mar Amarelo foram deslocados para o Mar do Jap�o depois que a China protestou pela presen�a de um porta-avi�es americano.

Coreia do Sul e EUA anunciam manobras militares a partir de domingo

Lee Myung-Bak (foto) e Obama decidiram realizar manobras militares conjuntas entre EUA e Coreia do Sul



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir