Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2010

Pterossauros voavam bem, mas eram derrubados por vento forte
"Voo lento" permitia pouso suave, reduzindo risco de quebrar ossos frágeis. Vulnerabilidade a turbulência, mesmo em terra, assemelha dino a planador.
Pterossauros voavam bem, mas eram derrubados por vento forte
www.g1.globo.com

Os pterossauros, os primeiros e maiores vertebrados com capacidade de voar conhecidos, se adaptaram muito bem às brisas tropicais, mas caíam em caso de tempestade forte, segundo um estudo britânico publicado na "Biological Letters" da Royal Society nesta quarta-feira (24).

Os biólogos especializados na evolução estudam há muito tempo as capacidades aerodinâmicas dessas criaturas gigantes, que viveram no mesmo período que os dinossauros, durante a era mesozoica (de 220 a 65 milhões de anos).

Alguns cientistas mencionaram até mesmo a hipótese de que os pterossauros, entre eles o mais conhecido, o pterodáctilo ("dedo voador" em grego antigo), simplesmente não podiam voar.

Com sua envergadura que podia alcançar os 12 metros e pesando cerca de 200 kg, decolar não devia ser coisa fácil para os pterossauros.

Colin Palmer, engenheiro e paleontólogo da Universidade de Bristol (Grã-Bretanha), demonstrou, no entanto, por meio de experimentos com vento artificial, que esses animais pré-históricos na realidade se adaptaram muito bem a certos tipos de voo.

Com base no estudo de fósseis, Palmer criou modelos de asas de pterossauro com resina e fibra de vidro de carbono. Depois, inspirando-se em experiências realizadas com pás de hélices e cascos de veleiros, testou a resistência e a aerodinâmica dessas asas num túnel de vento, como qualquer engenheiro aeronáutico testando a asa de um avião.

Segundo ele, os pterossauros se adaptaram a um voo tranquilo, transportado pelas correntes cálidas ascendentes, principalmente nas ladeiras de colinas e nas zonas costeiras.

O voo lento e de geometria variável também lhes permitia pousar suavemente, reduzindo o risco de quebrar os ossos, relativamente frágeis, ao tocar o solo.

"Os ossos dos pterossauros era ocos e, portanto, muito vulneráveis em caso de choque. Por isso, uma baixa velocidade na aterrissagem era um elemento importante para evitar lesões", diz Palmer.

Suas experiências também mostraram, no entanto, que o menor vento de tempestade certamente precipitava essas criaturas ao solo.

"Em contrapartida, os pterossauros sofriam de uma alta vulnerabilidade a ventos fortes e turbulências, tanto em voo como em terra, como os planadores modernos", resume o pesquisador.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir