Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2010

Premier da Nova Zelândia quer explicações sobre tragédia em mina
GREYMOUTH, Nova Zelândia — O primeiro-ministro neozelandês, John Key, afirmou nesta quinta-feira que deseja explicações sobre a explosão em uma mina de carvão que matou 29 trabalhadores, ao mesmo tempo que advertiu para a possibilidade que a recuperação d
Premier da Nova Zelândia quer explicações sobre tragédia em mina
Foto: /portalcastanhal.files.wordpress.com

Em um país de luto, Key disse que a nação se esforça para compreender a tragédia na mina de Pike River, a maior catástrofe na mineração do país em quase um século.

"Precisamos de respostas depois do que aconteceu em Pike River. É evidente que algo não funcionou bem e matou 29 pessoas", disse Key, que visitou a pequena cidade de Greymouth, a 50 km da mina, na costa oeste da Ilha Sul da Nova Zelânda, para prestar condolência às famílias dos mineiros.

A polícia anunciou na quarta-feira que após uma segunda explosão não era mais possível encontrar sobreviventes na mina, onde 29 mineiros estavam desaparecidos desde sexta-feira passada.

"A investigação removerá céu e terra para que as famílias saibam por quê seus homens não voltarão para casa", afirmou o premier.

Key se reuniu com as famílias, que segundo ele sentiam mais resignação que revolta.

"Havia muita dor na sala, mas não ira. Sabem que isto é uma enorme tragédia", declarou.

"As famílias agora querem recuperar os corpos para viver seu luto, o que é normal e natural, mas isto deve acontecer com total segurança para os que dirigem a operação", completou.

As equipe de emergência ainda detectam uma alta concentração de gases tóxicos na mina.

Fonte: AFP
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir