Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Festividades continuam hoje no MT Hemocentro
A chuva de ontem (25) atrapalhou, mas não impediu que centenas de pessoas comparecessem ao banco de sangue para fazer suas doações. Programação comemorativa segue durante o dia de hoje.
Festividades continuam hoje no MT Hemocentro
Foto: /www.expressomt.com.br

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) o MT Hemocentro continua com a campanha para sensibilizar a população quanto à doação de sangue. Além do lanche especial e das camisetas entregues aos doadores está acontecendo no local a 1ª Hemoarte, exposição de artesanatos, comidas típicas e regionais feita por doadores, funcionários e colaboradores. A programação segue durante todo o dia de hoje.

A diretora geral do MT Hemocentro, Eliane Rabani frisou, ao ExpressoMT, que "mais do que agradecer aquelas pessoas que já doam sangue com frequência, nesta data, uma comemoração como essa tem a intenção de despertar na população o sentimento de solidariedade ao próximo".

Mesmo com a chuva que caiu durante toda a manhã de ontem centenas de pessoas compareceram ao MT Hemocentro para contribuir com a causa, muitos trazidos por antigo doadores. "Já tentei doar sangue antes mas não pude. Espero que desta vez consiga", anima-se Wellington Jonathan Santos, de 19 anos. Já Rhaldney Diniz teve de aguardar a maioridade para doar. "Em outras campanhas eu não podia, mas hoje eu vou doar", explica. Ambos foram ao MT Hemocentro com um grupo de colegas de trabalho motivados pela campanha.

Sem saber da data Michelle Daiane da Silva e o namorado foram doar sangue e acabaram surpreendidos com a animada recepção. "Fazia tempo que queríamos doar e hoje viemos, mas não sabíamos da campanha", conta ela, que diz que se tornou doadora a partir de uma campanha realizada na escola. "Percebi o quanto pequenas atitudes fazem a diferença, por isso procuro incentivar outras pessoas para que venham também".

Doador há 5 anos João Severiano, de 42, conta que doou a primeira vez por conta de um tio que precisava de sangue. De lá para cá, nunca mais parou. "Quando doamos sangue temos a sensação de que estamos fazendo nossa parte, ajudando outras vidas. É importante que as pessoas participem", afirmou ele, que trouxe consigo um primo para ser doador pela primeira vez.

Nos dois postos de coleta (no MT Hemocentro e no posto da Santa Casa) foram colhidos cerca de 300 bolsas de sangue durante todo o dia. O número parece alto, contudo não durará mais de um mês, conforme explicou Eliane em entrevista ao ExpressoMT.

"Atendemos Cuiabá, Várzea Grande e, quando necessário, outras cidades do Estado, por isso depois de separados os materiais do sangue as plaquetas serão usadas em até 5 dias e o sangue em no máximo 20", adiantou.

A diretora frisou ainda que uma situação curiosa tem acontecido não só em Mato Grosso mas em todo o país: a queda no número de doadores. "O brasileiro não tem o hábito de doar sangue e todos os bancos sofrem este problema, mas este ano está sendo atípico. Houve uma queda considerável nas doações e por isso estamos realizando tantas campanhas".

Eliane ressalta ainda que é de suma importância a doação de sangue, uma vez que os estoques estão sendo reforçados para o período natalino e de férias. "Com as festas de fim de ano, devido a grande circulação de pessoas nas estradas, há um aumento no número de acidentes, e consequentemente a quantidade de pessoas que precisam de doação de sangue. Por isso a importância da sensibilização e conscientização das pessoas para a doação".

"Quem mora no interior também deve doar, pois a necessidade de sangue é constante em todas as cidades. Há bancos de sangue em Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Colíder e muitas outras cidades do Estado. Todos devem colaborar e lembrar que todos podemos precisar de sangue um dia", destacou.

Amanhã as coletas seguem normalmente no MT Hemocentro, localizado na Rua 13 de junho, 1055, no bairro do Porto, no posto da Santa Casa e no ônibus de coleta do MT Hemocentro, que estará na Praça da República das 8h as 17h30.

QUEM PODE DOAR

O doador de sangue deve estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe ou resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres, e de dois em dois meses para homens, respeitando a freqüência máxima admitida de quatro doações em 12 meses, para homens, e três doações em 12 meses para as mulheres.

IMPEDIMENTOS À DOAÇíO

Não podem doar sangue pessoas que estejam gripados ou com febre, tenham feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Mulheres grávidas, ou que amamentam, pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, que sejam portadores de Hepatite B e C ou tenham tido alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) nos últimos 12 meses estão impedidos temporariamente de fazer doação de sangue.

Já os que tenham tido Hepatite após os 10 anos de idade, tenham tido Doença de Chagas ou Hanseníase, sejam portadores de doenças crônicas cardíacas, renais, câncer, sejam portadores do vírus HIV I e II, AIDS, HTLV I e II, sejam usuários de drogas injetáveis ou aspiradas ou seja homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que tenham relação sexual sem preservativo estão impedidos definitivamente de doar sangue.

Fonte: /www.expressomt.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir