Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Portugal nega pressões para pedir ajuda financeira
Países da UE insistem para que o país aceite ajuda a fim de não contagiar a Espanha
Portugal nega pressões para pedir ajuda financeira
Foto: /profissionalintegral.files.wordpress.com

O governo de Portugal negou que o BCE (Banco Central Europeu) e membros da zona do euro estejam pressionando para que o país peça ajuda financeira, afirmou nesta sexta-feira (26) à agência de notícias France Presse uma fonte do gabinete do primeiro-ministro português, José Sócrates.

As declarações vieram em resposta às informações publicadas hoje pelo jornal Financial Times Deutschland. Segundo a reportagem, as pressões para que Portugal solicite rapidamente uma ajuda têm como objetivo evitar que a Espanha enfrente uma situação difícil.

A fonte ouvida pela France Presse, no entanto, disse que essas informações são falsas.

Depois do anúncio do plano de ajuda à Irlanda, Portugal entrou na mira dos mercados financeiros, que estão convencidos de que o país será o próximo da Eurozona a recorrer à UE (União Europeia) e ao FMI (Fundo Monetário Internacional).

O Parlamento português deve aprovar nesta sexta-feira um orçamento de austeridade para 2011 com o objetivo de reduzir o endividamento do governo de 7,3% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) para 4,6%. O limite de endividamento para a zona do euro é de 3% do PIB.

Espanha e Irlanda

Nesta semana, o presidente do Banco da Espanha, Miguel Angel Fernández Ordóñez, afirmou que os efeitos da crise irlandesa "se estenderam" de forma rápida aos países periféricos da zona do euro e "fizeram-se sentir" sobre a dívida espanhola. No entanto, este efeito foi percebido "em menor medida", se comparado à Grécia ou a Portugal.

A economia da Espanha ficou estagnada no 3º trimestre, já que o PIB não registrou avanço em relação ao crescimento de 0,3% apontado no trimestre anterior.

Fazem parte da zona do euro atualmente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A UE (União Europeia) inclui ainda: Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.

Entenda a crise

A crise financeira mundial que teve início nos Estados Unidos e atingiu o auge em setembro de 2008 agravou os problemas financeiros de alguns países da Europa como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.

Com o objetivo de evitar um aumento das dívidas, os governos tomaram medidas que incluem elevação de impostos e corte de salários, o que gerou em alguns casos - principalmente na Grécia - insatisfação popular e protestos.

A Irlanda tem também enfrentado problemas em seu orçamento devido à ajuda que o governo prestou aos bancos durante os momentos mais agudos da crise, no ano passado. Em troca da ajuda da UE e do FMI, o governo será obrigado a cortar gastos equivalentes a 10% do PIB. Se o país não cumprir os requisitos estipulados, o FMI terá o direito de intervir a cada trimestre, como faz no caso da Grécia, e exigir mudanças em leis e novas medidas fiscais.

Fonte: /noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir