Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Com Palocci garantido na Casa Civil, Dilma começa a negociar com Lula e o PT outros ministérios importantes
As pastas da Educação e Defesa são os maiores motivos de divergências
Com Palocci garantido na Casa Civil, Dilma começa a negociar com Lula e o PT outros ministérios importantes
Foto: upload.wikimedia.org

Consagrada a decisão de entregar ao deputado Antonio Palocci o Ministério da Casa Civil, a presidente eleita, Dilma Rousseff, tem agora de decidir a respeito do futuro de outras importantes pastas. Para isso, porém, ela ainda vai enfrentar algumas rodadas de negociações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diferentes setores do PT.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal O Globo, Dilma já teria definido que o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, não vai ocupar uma pasta dentro do Palácio do Planalto, mas sim ficará responsável pelo Ministério das Comunicações. Bernardo ficaria a cargo da implantação do Plano Nacional de Banda Larga e também cuidaria da mediação entre o governo e as empresas de comunicação.

Outro possível destino para Bernardo seria o Ministério da Saúde, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Dilma teria cogitado o ministro para a pasta caso ela não consiga emplacar na Saúde um "nome especial da sociedade", como o do médico Dráuzio Varella.

As principais indefinições permanecem, portanto, as pastas da Educação e da Defesa. Ainda segundo O Globo, Lula pretende convencer Dilma a manter Nelson Jobim como ministro da Defesa, apesar da resistência da presidente eleita em relação ao nome dele. Dilma já teve algumas divergências com o ministro quando ela comandava a Casa Civil. A mais grave delas ocorreu em meio ao lançamento do Plano Nacional de Direitos Humanos – 3, quando Jobim decidiu sair em defesa dos militares. O texto do documento acabou sendo modificado para ficar sem os tópicos que desagradavam as Forças Armadas.

Outro nome que provoca divergências é o do atual ministro da Educação Fernando Haddad. Dilma quer mantê-lo no cargo, apesar das sucessivas falhas com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora a manutenção de Haddad tenha a benção de Lula, o problema nesse caso é a resistência do próprio PT. O partido gostaria de indicar outro nome para a pasta alegando que o atual ministro não se relaciona bem com bancadas e prefeitos.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir