Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Lula garante apoio incondicional ao governo do Rio
O presidente Lula d� entrevista na Guiana
Lula garante apoio incondicional ao governo do Rio
Foto: AFP

GEORGETOWN, Guiana � O presidente Luiz In�cio Lula da Silva garantiu na noite de quinta-feira, durante uma visita a Guiana, que as autoridades do Rio de Janeiro tem o total apoio do governo federal na luta contra o tr�fico e a viol�ncia.

"Tudo o que precisarem e tudo o que possamos fazer pelo Rio, n�s faremos", afirmou Lula pouco depois de desembarcar na Guiana, onde participar� nesta sexta-feira na IV reuni�o de c�pula presidencial da Uni�o de Na��es Sul-Americanas (Unasul).

"O que n�o � humanamente explic�vel � que 99% das pessoas de bem, trabalhadoras, que querem viver em paz sejam molestadas por gente que est� na marginalidade", completou o presidente.

Lula tamb�m disse que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, est� em contato com o governador do Rio de Janeiro, S�rgio Cabral, e que a pol�cia rodovi�ria federal j� vigia alguns acessos � cidade.

"Podem contar que apoiaremos em 100% o governo e o povo do Rio", insistiu Lula.

Na quinta-feira, a zona norte do Rio de Janeiro se transformou em cen�rio de guerra, quando o Batalh�o de Opera��es Especiais (Bope) da Pol�cia Militar, apoiada por blindados, recuperou o controle da Vila Cruzeiro, uma grande favela que era controlada por traficantes.

Em cinco dias de ataques em toda a cidade, mais de 50 carros foram queimados e dezenas de pessoas detidas na rea��o policial.

Ainda na noite de quinta-feira, o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, homenageou Lula, a quem chamou de "her�i sul-americano".

Jagdeo entregou a Lula a "Ordem da Excel�ncia da Rep�blica da Guiana" e afirmou que o presidente brasileiro, "com sua solidariedade, colaborou muito para o desenvolvimento da Guiana, da regi�o e do mundo".

Assim que chegou a Georgetown, o presidente contou ter conversado com o governador do Rio, S�rgio Cabral e disse que far� de tudo para que as "pessoas de bem" no Rio, vivam em paz.

"Tudo que ele precisar, que estiver dentro da lei e o governo federal puder fazer para ajudar o Rio de Janeiro, n�s faremos", disse Lula.

"N�o � humanamente explic�vel que 99% de pessoas de bem, trabalhadoras, que querem viver em paz, sejam molestadas por gente que est� na marginalidade", acrescentou o presidente, num encontro r�pido com jornalistas.

Lula garante apoio incondicional ao governo do Rio de Janeiro

O presidente Lula d� entrevista na Guiana


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir