Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 29-11-2010

Cinco mil mudas de sementes crioulas são disitribuidas Kennedy
As sementes estão a disposição dos agricultores kennedense no viveiro instalado na Casa do Agricultor que abriga a Incaper e a secretária de Agricultura local que se uniram para resgatar espécie que podem ser perdidas no tempo.
Cinco mil mudas de sementes crioulas são disitribuidas Kennedy
Foto: José Rubens Brumana

São mexiricas, laranjas do tipo seleta, bahia, graviola, cajá, até de café conilon. Todos seguem a característica de serem da própria semente da fruta. O encarregado da Incaper local Josélio Altoé disse que essas mudas frutíferas podem ajudar na recomposição das matas que quase que desapareceram em Presidente Kennedy. " Com esse resgate o produtor pode usufruir dessas frutas e até um dia comercializá-las", ponderou.

O produtor Márcio Nicole, quando viu as mudas logo animou para plantar em sua própriedade." Hoje todas as frutas são de enxerto e seu tempo é limitada, com essas feitas das sementes levam décadas",lembrou.

O agricultor Damião Santos lembrou que no passado a manga seleta era vendida no balaio e tinha a característica de exalar um cheiro inconfundível." Agora só se tem manga com nome estrangeiro e sem gosto algum", enfatizou

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir