Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Chuvas atingem boa parte do Centro-Oeste nesta quarta
Há risco de chuva forte no leste e sul de Goiás, com acumulado entre 50mm e 60mm
Chuvas atingem boa parte do Centro-Oeste nesta quarta
Foto: www.omundodacorrida.com

QUARTA, DIA 1º

Sul
Quarta com tempo seco na maior parte da região Sul. A chuva atinge apenas o litoral e o centro, oeste e norte do Paraná. Ainda há previsão de chuva forte no norte do Paraná, com acumulado de 20mm. Faz frio pela manhã nas áreas mais elevadas da Serra Geral, porém, à tarde, o calor predomina na maior parte da região, com máxima de mais de 32°C no oeste dos três Estados.

Sudeste
Na quarta, a frente fria traz chuvas para boa parte da região, com acumulado de mais de 60mm no sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e nordeste de São Paulo. No sul de Minas Gerais, região próxima da divisa com Rio de Janeiro e São Paulo, o acumulado pode chegar aos 200mm com a chuva forte prevista entre a quarta e quinta. A temperatura finalmente despenca e a máxima não passa dos 22°C no sul e leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Já no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o calor predomina, com máxima de mais de 32°C em algumas localidades.

Centro-Oeste
Quarta com chuvas em boa parte do Centro-Oeste. Apenas no nordeste de Mato Grosso, o risco de chuva é menor. Há risco de chuva forte no leste e sul de Goiás, com acumulado entre 50mm e 60mm. O calor predomina em boa parte da região, com exceção do Distrito Federal e leste de Goiás.

Nordeste
Nesta quarta, a chuva atinge o centro, oeste e sul da Bahia e o sul do Maranhão. Apenas em algumas poucas áreas do oeste da Bahia, o acumulado será mais elevado, chegando aos 20mm. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e bastante quente.

Norte
Na quarta, o padrão de distribuição de chuvas não muda, com precipitações no oeste e sul da região. A chuva forte atinge o sul do Amazonas, oeste de Rondônia e leste do Acre. O calor finalmente diminui em Rondônia, mas permanece intenso no leste do Amazonas, centro e norte do Pará, Amapá e Tocantins.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na quinta, a umidade da Amazônia começa a retornar à região Sul e a previsão é de chuva com baixo acumulado no centro e oeste do Paraná e de Santa Catarina e algumas localidades do Rio Grande do Sul. Ainda faz frio pela manhã na Serra Geral, mas à tarde, a máxima passa dos 35°C no oeste do Rio Grande do Sul. Na sexta, uma nova frente fria no oceano passa a provocar chuvas em praticamente toda a região Sul, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Desde outubro, trata-se do melhor momento para chuvas no Rio Grande do Sul, já que a umidade está confinada no centro e sul do Brasil, não se perdendo para outras áreas do país. O acumulado passa dos 60mm na Serra Geral, chega aos 40mm no norte do Rio Grande do Sul e alcança 30mm no norte de Santa Catarina e litoral do Paraná. Entre 4 e 8 de dezembro, a chuva atinge o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, com acumulado que chega aos 50mm no nordeste gaúcho.

Sudeste
Na quinta, ainda há previsão de chuvas em boa parte da região. A exceção fica por conta do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Há risco de temporais, com acumulado de mais de 60mm no sul e oeste de Minas Gerais e nordeste de São Paulo. Na região de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, o acumulado passa dos 100mm. O excesso de nuvens e as chuvas deixam a temperatura máxima mais baixa no leste, sul e nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul e oeste de Minas Gerais. Na sexta, as chuvas fortes passam a atingir o norte do Rio de Janeiro e o sul e oeste de São Paulo, com acumulado em torno dos 40mm. Entre os dias 4 e 8 de dezembro, a chuva prossegue sobre toda a região, destaque para os mais de 70mm no centro, oeste e norte de Minas Gerais.

Centro-Oeste
Quinta com pancadas de chuva em boa parte da região Centro-Oeste. Chove forte no leste de Mato Grosso do Sul, com acumulado de 40mm. Já no sudeste de Goiás, o acumulado chega aos 50mm. O calor ainda predomina em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas a temperatura permanece baixa em partes de Goiás, indicando a formação de uma invernada. Na sexta, as chuvas enfraquecem consideravelmente. Elas ainda atingem boa parte da região, mas o acumulado promete ser bem mais baixo que o registrados nos últimos dias. Entre 4 e 8 de dezembro, a chuva generalizada atinge o Centro-Oeste, com acumulado de mais de 50mm em boa parte das localidades.

Nordeste
Quinta com tempo seco e quente em boa parte da região Nordeste. As poucas chuvas atingem o centro, oeste e sudoeste da Bahia e, mesmo assim, o acumulado será baixo. Na sexta, a chuva com baixo acumulado atinge apenas o oeste, centro e norte do Maranhão. A partir do dia 7 de dezembro, o vórtice se afasta do Nordeste e uma frente fria volta a provocar chuvas fortes, especialmente na Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Norte
Na quinta, ainda há previsão de chuvas fortes no sul do Acre e noroeste do Amazonas, com acumulado que passa dos 60mm. Também chove de forma mais isolada e com menor acumulado no sul do Tocantins, centro e oeste do Pará, litoral do Amapá, Roraima e Rondônia. O calor predomina em boa parte da região, com máxima de mais de 35°C no norte de Tocantins, leste do Amazonas, centro e norte do Pará e sul do Amapá. Na sexta, volta a chover entre o Amapá e o norte do Pará. O acumulado chega aos 30mm no sudoeste do Amazonas e no litoral do Amapá. Entre os dias 4 e 8 de dezembro, a chuva atinge toda a região, com destaque para os mais de 70mm no oeste do Pará e litoral norte do Amapá.

Fonte: www.canalrural.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir