Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Exército aceitará ficar por mais 7 meses nos morros do Rio
Pedido de permanência de tropas até julho de 2011 será oficializado nesta terça
Exército aceitará ficar por mais 7 meses nos morros do Rio
Foto: veja.abril.com.br

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, vai oficializar nesta terça-feira ao Ministério da Defesa o pedido de participação de mais 2.000 homens das Forças Armadas na missão de combate ao banditismo no Rio de Janeiro durante cerca de sete meses. Os militares participarão da ocupação do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro. O comando das Forças Armadas resistia à longa permanência no Rio, mas aceitará a missão, costurada com apoio do governo federal.

A avaliação do comando militar é de que existe consenso político em favor da permanência das tropas - além do apoio da população, manifestado abertamente nas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, as Forças Armadas demonstraram preocupação com a alteração de sua missão nas favelas do Rio de Janeiro- de um trabalho de vigilância ao redor dos morros para o de policiamento dentro do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro.

Depois do pedido nesta terça, o Ministério é que vai decidir se envia tropas do Exército, da Marinha, da Aeronáutica ou da Força Nacional. O anúncio do pedido foi feito após um encontro de Cabral com a presidente eleita Dilma Rousseff, na segunda-feira. A força de paz, como foi chamada pelo governador, vai atuar na transição até que seja possível instalar Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas áreas que eram controladas pelo crime e foram retomadas no fim de semana.

O controle dos acessos às favelas antes dominadas pelo tráfico continuará a cargo da autoridade policial. Já o trabalho de rotina será feito pelas forças designadas pelo Ministério da Defesa. "A grande novidade é a força de paz entrando no processo de transição. O patrulhamento ostensivo será feito pelo Ministério da Defesa. Com isso, nós não prejudicamos nosso calendário de avanços com as novas UPPs", afirmou Cabral. A previsão é de permanência até julho de 2011.

O governador se reuniu por mais de 3 horas com a presidente eleita. A reunião aconteceu na Granja do Torto, em Brasília. Segundo ele, a ideia de uma aplicação mais prolongada das forças federais no estado foi bem recebida por Dilma. "Ela reagiu muito feliz e satisfeita com essa integração. Esse é um modelo que deu certo", disse. Na quarta, o governador deve inaugurar uma UPP no Morro dos Macacos, onde um helicóptero da PM foi abatido por traficantes, em outubro de 2009.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir