Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Um cheiro de caos aéreo no ar
Suspensa venda de passagens da TAM, que cancelou pelo menos 103 voos ontem
Um cheiro de caos aéreo no ar
Foto: promocaoaerea.com

Rio - Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu ontem a venda de bilhetes da companhia aérea TAM até a próxima sexta-feira. A medida foi tomada devido aos atrasos e cancelamentos de voos da empresa, considerados acima da média. Só ontem, a TAM cancelou mais de 16% de seus voos. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 641 previstos até as 18h, 103 não decolaram em todo o País.

O transtorno dos passageiros aumentou com o cancelamento de 40 voos da Gol. Os aeroportos mais afetados foram o de Congonhas, em São Paulo, com 43 voos cancelados; o Santos Dumont, no Rio, com 22; e o de Guarulhos (SP), com 17.

Além da punição, a agência enviou inspetores para o centro de operações da TAM e iniciou auditoria na empresa. De acordo com a Anac, a auditoria deve durar uma semana e, durante o período, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimos de voos na malha viária da companhia. Caso os problemas não sejam resolvidos, novas medidas podem ser tomadas, como a prorrogação do prazo da proibição da venda de passagens.

A Anac informou que, desde agosto, está acompanhando semanalmente as escalas das tripulações das companhias aéreas por meio de relatórios enviados pelas empresas. A auditoria vai analisar se os números apresentados pela TAM condizem com a situação atual, já que não eram previstos problemas com a carga horária dos tripulantes.

A TAM informou que os atrasos e cancelamentos acima da média foram decorrência de remanejamentos da malha aérea da companhia, motivados pelas fortes chuvas dos dias 25 e 26 de novembro. A Gol informou que os cancelamentos de ontem estavam previstos e que todos os passageiros foram avisados com antecedência e viajaram em voos mais cedo ou mais tarde do que os previstos inicialmente.

Meirelles pode ir para a Anac

O atual presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, está cotado para assumir um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ideia, em estudo pela equipe de transição da presidenta eleita Dilma Rousseff, é aproveitar a experiência que Meirelles teve, quando presidiu o BankBoston, no financiamento de obras de infraestrutura. Meirelles seria também um nome forte para driblar a crise do setor aéreo, conhecida como apagão, desde a queda de um voo da Gol em 29 de setembro de 2006.

Ontem, o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), foi questionado sobre a possibilidade de Meirelles, que ingressou no PMDB no ano passado, assumir um cargo na Anac. "As negociações estão em curso. Ele poderá vir a ser aproveitado, mas vai depender muito da presidenta eleita, da conjunção política que se estabelecerá", disse Temer.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir