Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-12-2010

Iraniana acusada de assassinato é enforcada em Teerã
O governo do Irã anunciou nesta quarta-feira a execução de uma mulher condenada ao enforcamento pelo assassinato da esposa do amante.
Iraniana acusada de assassinato é enforcada em Teerã
Foto: www.sidneyrezende.com

Shahla Jahed estava detida há oito anos e foi executada durante a manhã em uma penitenciária da capital, Teerã, de acordo com informações divulgadas pela agência estatal "Irna".

Em 2002, Jahed foi acusada de ter matado a mulher de um ex-jogador de futebol a facadas. O caso mobilizou a opinião pública iraniana. Ela foi condenada em dois julgamentos e teve suas apelações negadas. A jovem sempre disse que foi forçada a confessar o crime. Entidades defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, tentaram se mobilizar para evitar o cumprimento da sentença, mas sem sucesso.

Caso Sakineh

Outro caso de condenação à morte no Irã que ainda gera polêmica na opinião pública internacional é o de Sakineh Mohammadi Ashtiani, sentenciada ao enforcamento por adultério e participação no assassinato do marido. Depois de uma intensa mobilização de vários países, com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva chegando a oferecer asilo para a sentenciada, o Judiciário do país islâmico decidiu suspender a aplicação. Sakinek permanece aguardando o resultado da análise do caso.

Fonte: www.sidneyrezende.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir