Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-12-2010

WikiLeaks volta em novo endereço após seis horas fora do ar
O site exibe a foto de seu fundador, Julian Assange
WikiLeaks volta em novo endereço após seis horas fora do ar
Foto: AFP

Charles Onians

PARIS — O site de divulgação de documentos secretos WikiLeaks voltou a funcionar nesta sexta-feira em um novo endereço, baseado na Suíça - wikileaks.ch -, seis horas depois de seu domínio original - wikileaks.org - ter sido tirado do ar.

"O WikiLeaks se muda para a Suíça", declarou o grupo pelo Twitter, embora seja possível perceber, através de um rastro, que o site ainda está hospedado na Suécia e na França.

Usuários que acessarem o endereço wikileaks.ch serão direcionados para uma página cujo URL http://213.251.145.96/ dá acesso ao antigo site, que desde domingo publica milhares de documentos confidenciais de embaixadas americanas em todo o mundo.

O endereço original wikileaks.org foi tirado do ar à 01H00 de Brasília por seu provedor americano, o EveryDNS.net, após um maciço ataque virtual ao site.

Uma busca através da ferramenta whois.net indicou que o wikileaks.ch é propriedade do Partido Pirata Suíço, que defende a privacidade de informações e a liberdade na internet.

O WikiLeaks já sofreu vários ataques desde domingo passado, quando começou a veicular mais de 250.000 mensagens diplomáticas de embaixadas dos Estados Unidos, muitas delas secretas.

Segundo o EveryDNS.net, o domínio wikileaks.org foi fechado depois de alvejado por uma série de ataques DDOS.

"A interferência em questão foi uma consequência do fato de o wikileaks.org ter sido alvo de múltiplos ataques de serviço negado (DDOS)", explicou o provedor em uma nota.

Os clássicos ataques DDOS ocorrem quando legiões de computadores "zumbis", geralmente máquinas infectadas por vírus, recebem ordens de visitar um site simultaneamente, sobrecarregando os servidores ou tirando-os do ar completamente.

O advogado do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, indicou nesta sexta que um "ator estatal" provavelmente está por trás dos ataques.

Mark Stephens disse que as "sofisticadas" tentativas para fechar o site podem fazer parte do esforço geral para silenciar Assange.

"Alguém, provavelmente um ator estatal, assumiu o controle de literalmente centenas de milhares de computadores vulneráveis em todo o mundo e fez com que se conectassem simultaneamente ao site do WikiLeaks", explicou Stephens à AFP.

"É muito sofisticado e sabemos que Julian já sofreu um certo número de ataques deste tipo, sabemos que também outras coisas estranhas aconteceram na Suécia", acrescentou o advogado, que está em Londres.

"Temos uma situação na qual há uma série de ações coordenadas".

"Como advogado que tem experiência em atuar contra governos - e também para governos -, tenho uma mente aberta e inquisitiva acerca de por que tudo isso está acontecendo na semana em que divulgaram-se os documentos (confidenciais da diplomacia americana)", destacou.

No mês passado, Julian Assange havia dito que estava considerando pedir asilo à Suíça e abrigar seu site em um servidor do país.

A atual localização de Assange, cidadão australiano, que está sendo procurado pela Interpol por uma acusação de estupro na justiça da Suécia, é desconhecida, mas acredita-se que ele esteja em algum ponto da Grã-Bretanha.

Stephens, no entanto, afirmou que as autoridades britânicas e suecas sabem onde ele está e têm condições de entrar em contato com ele se assim o desejarem.

WikiLeaks volta em novo endereço após seis horas fora do ar

O site exibe a foto de seu fundador, Julian Assange


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir