Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-12-2010

Em chat, Assange fala do papel do WikiLeaks no cenário global
Em chat com leitores do The Guardian, Assange disse que até agora ninguém se machucou com vazamentos
Em chat, Assange fala do papel do WikiLeaks no cenário global
Foto: AP

Procurado pela Interpol, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, respondeu a perguntas de leitores do jornal britânico The Guardian nesta sexta-feira. Em um chat promovido pelo site da publicação, falou sobre o papel desempenhado por sua organização no cenário global, sobre o esforço jornalístico realizado pelas suas fontes e até mesmo sobre "emails bizarros" recebidos por ele sobre extraterrestres.

Questionado sobre a possibilidade de que as atividades do WikiLeaks tenham colocado a vida de pessoas em risco, Assange foi categórico. "WikiLeaks tem uma história de quatro anos de publicações. Durante esse período não há informações - mesmo de organizações como o Pentágono - de que uma única pessoa tenha se machucado como resultado de nossas atividades", afirmou.

Ele disse ainda que sempre acreditou que o WikiLeaks poderia assumir uma posição de destaque no cenário global. "Eu pensei que levaríamos dois anos ao invés de quatro para sermos reconhecidos dessa forma. Ainda temos muito o que fazer. As ameaças às nossas vidas são um assunto público, no entanto, estamos assumindo as precauções necessárias, pois estamos lidando com grandes poderes".

Uma das perguntas publicadas no The Guardian foi de uma pessoa que disse ser um ex-diplomata britânico. Assinando apenas como "JAnthony", o leitor fez uma longa explanação sobre como a segurança diplomática foi essencial para resolver o conflito nos Bálcãs. Por fim, perguntou a Assange: "Por que não responsabilizá-lo quando uma próxima crise internacional não for resolvida por problemas diplomáticos?"

Assange simplesmente se limitou a dizer: "Se você cortar a vasta carta editorial relativa à questão proposta, eu ficarei feliz em lhe dar a minha atenção".

Ao ser questionado sobre sua vontade de voltar à Austrália, seu país de origem, o responsável pelo vazamento de 250 mil documentos diplomáticos americanos afirmou que, no momento, isso "é impossível". "Eles (o governo australiano) estão trabalhando junto dos Estados Unidos nos ataques direcionados a mim", disse Assange.

Vida extraterrestre
Assange disse ainda que recebe "muitos emails bizarros" de pessoas que dizem ter visto extraterrestres. Ele disse que nenhum deles cumpriu regras básicas para a publicação pelo WikiLeaks. "No entanto, é interessante notar que em algumas partes dos arquivos do WikiLeaks que ainda serão publicados há referências sobre Ovnis", respondeu o fundador da organização.

Apoio
Assange também recebeu demonstrações de força dos internautas do Guardian. Um leitor identificado como "Daithi" disse que "a história vai absolver" o líder do WikiLeaks. Em seguida exclamou "Well Done!!!" ("Bom trabalho!!!"). Outra pessoa, depois de dizer que Assange começou algo "que ninguém pode parar", afirmou que a comunidade da Eslováquia o apoia".

Em chat, Assange fala do papel do WikiLeaks no cenário global
Em chat com leitores do The Guardian, Assange disse que até agora ninguém se machucou com vazamentos


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir