Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-12-2010

A RESILIÊNCIA SOCIAL E A MODERNIDADE BLOQUEADA (Parte I)
Na atual sociedade da informação urge uma reflexão acerca das relações sociopolíticas do cidadão do século XXI, a fim de compreendermos as tendências do mundo moderno, bem como, a atuação dos indivíduos nas esferas políticas, econômicas e sociais do país,
A RESILIÊNCIA SOCIAL E A MODERNIDADE BLOQUEADA (Parte I)
Foto: www.maratimba.com

A resiliência do ser humano possui estreita relação com os conceitos de dependência e desamparo abordados, há muito, por Freud, na Teoria da Modernidade Bloqueada, pois evidencia a tolerância frente aos descasos e a aceitação dos direitos confiscados.

Para melhor compreensão do caso, importa a definição do termo resiliência, utilizado, a princípio, pela Física para descrever a capacidade máxima de resistência do material para suportar certa deformação, sem, no entanto, ser danificado de forma permanente. Em consonância com esta área do conhecimento, materiais diferentes apresentam diferentes módulos de resiliência.

Ouso relacionar tal conceito à aceitação e ao comodismo de muitos cidadãos mediante as mazelas político-sociais observadas em nosso cotidiano. Embora, a Psicologia venha estudando o conceito de resiliência há mais de trinta anos, não pode concebê-la com a mesma precisão que a Física, em função da complexidade humana, contudo, alguns estudiosos a conceituam como sinônimo de invulnerabilidade e invencibilidade, enfatizando que certos indivíduos depois de prolongados períodos de adversidades e estresse conseguem manter a saúde psicológica e emocional estáveis. Outros autores, no entanto, discordam dessa ideia, apontando que o ser humano não possui capacidade ilimitada para suportar o sofrimento e, ainda, que o grau de resiliência oscila de acordo com as circunstâncias, envolvendo aspectos constitucionais e ambientais.

Assim, de acordo com Zimmerman (1914) a resiliência consiste em "habilidade de superar adversidades, o que não significa que o indivíduo saia da crise ileso como implica o termo invulnerabilidade". Na concepção de Martineau (1999) a resiliência passa pelas diversas maneiras com que cada ser interpreta suas experiências e reage à influência dos agentes externos.

Gostaria de acreditar na possibilidade de meus compatriotas possuírem poderes que os neutralizem dos danos causados pelos descasos e mandonismos que imperam nesse país, contudo, não encontro explicações na ciência que me convençam. Há apenas duas vertentes: SER HUMANO ou SER OBJETO. A Física explica e prova por meio de estudos matemáticos a resistência e invulnerabilidade dos objetos, a Psicologia, no entanto, não pode conceber tal coisa, afinal, lida com pessoas e não seres inanimados e desprovidos de sentimentos e emoções.

Diante do exposto, com certa angústia, me questiono: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A ESPÉCIE HUMANA?


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elizabete Oasky    |      Imprimir