Categoria Educação  Noticia Atualizada em 06-12-2010

Kennedy respira palavras na 1ª Feira do Livro
“Ai palavras ai palavras que estranha potência tem a vossa” – Cecília Meireles
Kennedy respira palavras na 1ª Feira do Livro
Foto: Hugo Casagrande

Por falar em Cecília Meireles, ela foi uma das poetisas brasileiras homenageadas na 1ª Feira do Livro "Ler para crescer" realizada com sucesso entre os dias 02 e 03/12, em Presidente Kennedy.

O evento reuniu mais de 10 mil estudantes, centenas de professores, diretores de escola, escritores, intelectuais e diversos profissionais da arte. Mobilizou a cidade que recebeu várias apresentações, desde mostra de cinemas, apresentação de Caxambu com o Jonguinho de Cacimbinha e Boa Esperança, projeto intervenções pedagógicas no processo de leitura, escritura, reescritura de textos dos alunos de ensino fundamental.

Não parou por aí a Feira, contou também com concurso de poesias, contação de história, bate papo com autores capixabas, apresentação teatral com o grupo cachoeirense Se der Jeito a Gente Faz e show de MPB, na Praça de Alimentação. Um luxo, assim se define a 1ª Feira do Livro. Palavras sobrevoavam o belo cenário organizado e dirigido pelo diretor de Arte e Cultura Márcio Farge Ceccon.

Oportunamente, Márcio ressaltou que a feira era um sonho da secretária Amanda Quinta, mas era preciso aguardar o momento mais adequado e envolver a Educação no processo. Nesse ínterim, foi desenvolvido nas escolas um trabalho envolvendo as várias faces da literatura, desde a 1ª série até o 9º ano do Ensino Fundamental. "Essa feira não aconteceria sem a participação das escolas", frisou.

Para Cecon, o objetivo principal da Feira é promover a educação e fazer um paralelo com a divulgação da cultura popular. "O povo tem que ter acesso à cultura. A cultura é do povo para o povo", filosofou Farge Ceccon.

Presente na feira, o escritor cachoeirense Evandro Moreira aproveitou a oportunidade e rapidamente discursou: "sem duvida é a iniciativa mais importante que a cidade já promoveu na área do ensino. É o que é preciso fazer em todo o país. Temos de ensinar os nossos jovens a pensar. A administração está de parabéns, se no ano que vem estiver vivo, estarei marcando presença novamente aqui", assegurou.

Passarinho de Milena Paixão arranca aplausos


É lindo ver crianças declamando, vivendo a poesia. Mais belo ainda, presenciar crianças e adolescentes tão envolvidos na festa do livro. Atentos a todo o momento. De Monteiro Lobato , Vinícius de Moraes, a saudosa poetisa/historiadora kennendense Dadir Fricks Jordão Belônia e a jovem escritora cachoeirense Milena Paixão foram homenageados na Feira.

O texto Passarinho de Milena Paixão arrancou aplausos da platéia e carimbou o 1º lugar no concurso de poesia, e quem fez bonito foram as 8ª M 1 e 2 do matutino da Escola Estadual de Kennedy, sobre a coordenação da professora de Língua Portuguesa e Literatura Marlene Augusto.

Diretores elogiam os alunos


A diretora da maior Escola Municipal de Ensino Fundamental Bery Barreto de Araújo, Leila Rainha estava deslumbrada com a apresentação dos seus alunos. "É maravilhoso participar de um evento como este. Estão de parabéns, os alunos e os professores que se dedicaram em propagar a literatura, que culminou com essa belíssima apresentação. Um verdadeiro show de cultura. A turma da 1ª série sob a orientação da professora Queiliene ganhou o concurso de poesias e vai viajar ao Planetário da Ufes e a turma da 3ª série com a professora Solange ganhou o 3º lugar. Tudo numa perfeita harmonia, a organização está de parabéns", salientou Leila.

Outra que estava muito emocionada foi a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Salvador Andressa da Costa Bernardo. "Essa é a primeira feira do livro no nosso município, lindíssima as apresentações, maravilhosas as apresentações das escolas. A educação está ganhando muito e vem crescendo dia a pós dia com a nossa secretária Geovana que apoia iniciativas como essa. Nossos alunos estão de parabéns, nossos professores e os organizadores, um sucesso!", empolgou-se Andressa.

A realização ficou por conta das secretarias de Arte & Cultura, Educação e Meio Ambiente. Na abertura o prefeito Reginaldo Quinta garantiu que esta é a primeira de muitas outras. "Nós investimos no conhecimento e desenvolvimento de nossa gente, queremos oferecer sempre o melhor para que cada um tenha igualdade de oportunidades de crescimento e desenvolvimento intelectual", disse o prefeito.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir