Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-12-2010

Argentina segue Brasil e reconhece Estado palestino
País vizinho considera os territórios “dentro das fronteiras definidas em 1967”
Argentina segue Brasil e reconhece Estado palestino
Foto: ehiros.com.br

A Argentina anunciou nesta segunda-feira (6) que reconhece a "Palestina como Estado livre e independente dentro das fronteiras definidas em 1967". A decisão ocorre três dias após o Brasil anunciar seu reconhecimento, o que provocou críticas por parte de Israel.

O anúncio de reconhecimento do Estado palestino, de população árabe e muçulmana, foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do país vizinho, Héctor Timerman, que é judeu.

Assim como o Brasil, o governo argentino reconhece o país dentro dos limites de 1967. Neste ano, após a Guerra dos Seis Dias, Israel conquistou o controle do deserto do Sinai (território do Egito), da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental (territórios palestinos) e das colinas de Golã (da Síria). Desde então os israelenses ainda ocupam partes do território palestino, contrariando decisões da ONU (Organização das Nações Unidas).

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviou uma carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, informando sua decisão.

Na última semana, o governo de Israel se disse "decepcionado" com a decisão brasileira, afirmando que o ato repercutirá negativamente no processo de paz da região.

Mais de cem países reconhecem o Estado palestino

A Argentina e o Brasil passam a integrar uma lista de mais de cem países que reconhecem o Estado palestino, entre eles todos os árabes, a maior parte da África, além de muitas nações da Ásia e do leste da Europa.

Após o reconhecimento brasileiro, um dos porta-vozes do governo palestino, Xavier Abu Eid, disse que outros sete países latino-americanos se mostravam dispostos a manter conversas bilaterais para reconhecer a independência palestina pelas fronteiras de 1967.

Eid disse esperar que "uma onda de reconhecimentos latino-americanos como a que houve após 1988 [por causa da Declaração de Independência Palestina] em outras partes do mundo".

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir