Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-12-2010

Eleito o melhor do Brasileirão, Conca recebe a Bola de Ouro
Mais tradicional prêmio do futebol brasileiro, a Bola de Prata, que é entregue desde 1970, consagrou os atletas mais regulares do Brasileirão.
Eleito o melhor do Brasileirão, Conca recebe a Bola de Ouro
Foto: www.ebafutebol.com.br

Apesar de amargar apenas a terceira posição na classificação final, o Corinthians foi o time mais premiado pela Revista Placar, com quatro jogadores: o lateral Roberto Carlos, o zagueiro Chicão e a dupla de volantes Elias e Jucilei.

Já o campeão Fluminense teve dois jogadores consagrados como os melhores em suas posições: o lateral direito Mariano e o meia Conca. O vice-campeão, Cruzeiro, também recebeu dois troféus, com o goleiro Fábio e o meia Montillo. Com um único troféu, três times vêm em seguida: São Paulo, com o zagueiro Alex Silva; Santos, com Neymar; e Grêmio, com o artilheiro Jonas.

O time foi escalado com o cruzeirense Fábio no gol, impedindo o bicampeonato de Victor, goleiro da Seleção Brasileira e do Grêmio. Na defesa, o lateral direito Mariano, campeão com o Fluminense, contou com a companhia dos corintianos Chicão e Roberto Carlos, além do são-paulino Alex Silva.

O meio-campo do time do ano foi formado pelos volantes corintianos Jucilei e Elias, ambos também convocados pelo técnico da seleção, Mano Menezes, e pelos hermanos Montillo, do Cruzeiro, e Conca. Campeão com o Fluminense, o argentino foi o grande maestro da equipe na temporada, disputando todos os 38 jogos do certame nacional, e ainda terminou com a melhor média entre todos os jogadores, sendo premiado com a Bola de Ouro.

Os atacantes premiados foram o craque santista Neymar e o artilheiro Jonas, que ainda recebeu a bola de prata pela artilharia do Campeonato Brasileiro, com 23 gols marcados. Aos 18 anos, Neymar também levou para casa um prêmio extra na tarde desta segunda-feira: a Chuteira de Ouro. O troféu premia o maior artilheiro do ano. Com 42 gols marcados em 2010, o jovem santista ficou empatado com Jonas, mas, por ter anotado um tento pela seleção brasileira, ele foi eleito o ganhador da Chuteira de Ouro.

Bola de Ouro

Ao receber a Bola de Ouro, Conca tornou-se o quinto jogador estrangeiro a conquistar o prêmio máximo da Bola de Prata. No primeiro ano de Bola de Ouro, em 1973, o uruguaio Ancheta (Grêmio) e o argentino Cejas (Santos) dividiram o prêmio. Três anos depois, o campeão invicto Internacional teve o chileno Figueroa como principal atleta. Apenas em 2005 um estrangeiro voltou a conquistar a Bola de Ouro: o argentino Carlitos Tevez, do campeão Corinthians.

Craque do Brasileirão

O Craque do Brasileirã, prêmio oficial da CBF, será entregue na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Veja abaixo os concorrentes ao prêmio em cada categoria:

Goleiro
Fábio (Cruzeiro); Jefferson (Botafogo); Victor (Grêmio)

Lateral Direito
Jonathan (Cruzeiro); Leo Moura (Flamengo); Mariano (Fluminense)

Zagueiro Direito
Alex Silva (São Paulo); Chicão (Corinthians); Dedé (Vasco)

Zagueiro Esquerdo
Leandro Euzébio (Fluminense); Miranda (São Paulo); Réver (Atlético-MG)

Lateral Esquerdo
Kléber (Internacional); Diego Renan (Cruzeiro); Roberto Carlos (Corinthians)

Volante Direito
Fabrício (Cruzeiro); Jucilei (Corinthians); Willians (Flamengo)

Volante Esquerdo
Arouca (Santos); Elias (Corinthians); Marcos Assunção (Palmeiras)

Meia Direita
D"Alessandro (Internacional); Montillo (Cruzeiro); Paulo Baier (Atlético Paranaense)

Meia Esquerda
Bruno Cesar (Corinthians); Conca (Fluminense); Douglas (Grêmio)

Atacante 1
Éder Luís (Vasco); Jonas (Grêmio); Thiago Ribeiro (Cruzeiro)

Atacante 2
Kleber (Palmeiras); Loco Abreu (Botafogo); Neymar (Santos

Craque da Galera
Bruno Cesar (Corinthians); Conca (Fluminense); Dedé (Vasco da Gama)

Craque
Conca (Fluminense); Jonas (Grêmio); Montillo (Cruzeiro)

Técnico
Cuca (Cruzeiro); Muricy Ramalho (Fluminense); Renato Gaúcho (Grêmio)

Revelação
Bruno César (Corinthians); Dedé (Vasco); Neto (Atlético Paranaense)

Árbitro
Carlos Eugenio Simon; Paulo César de Oliveira; Sandro Meira Ricci

Veja abaixo o "time ideal" do Campeonato Brasileiro nas diferentes premiações:

Bola de Prata:
Fábio (Cruzeiro); Mariano (Fluminense), Alex Silva (São Paulo), Chicão (Corinthians) e Roberto Carlos (Corinthians); Jucilei (Corinthians), Elias (Corinthians), Montillo (Cruzeiro) e Conca (Fluminense); Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos).

Troféu Armando Nogueira:
Victor (Grêmio); Gabriel (Grêmio), Alex Silva (São Paulo), Dedé (Vasco) e Roberto Carlos (Corinthians); Elias (Corinthians), D"Alessandro (Internacional), Conca (Fluminense) e Montillo (Cruzeiro - Eleito o melhor do Brasileirão); Neymar (Santos) e Ricardo Oliveira (São Paulo).

Fonte: www.superesportes.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir