Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-12-2010

TONINHO NA COVA DOS LEÕES
A carruagem passou na frente de Toninho com Rudindo nas rédeas, ao invés do Rei destronado pedir carona preferiu jogar pedras
TONINHO NA COVA DOS LEÕES

Toda campanha gera consequências para os próximos pleitos. Analisando a trajetória política de Toninho desde sua vitória em 2004 o ex prefeito deu sinais claros de despreparo político.

A primeira campanha que participou depois de eleito foi em 2006, e sua idéia fixa era derrotar politicamente Rudinho. Viabilizando a campanha de dois aliados (EDMO BRANDíO E PROFESSOR CLÉBER), parte de seu plano funcionou, o deputado Rudinho deixou de ser eleito por apenas pouco mais de duzentos votos, mas com esta estratégia Toninho ficou com o peso de deixar Marataízes sem representante no Legislativo Estadual, prejudicando não só Rudinho, mas a cidade de Marataízes como um todo.

O processo eleitoral de Marataízes não é difícil de conduzir, até mesmo pela questão cultural, o município é novo, a população ainda não se envolveu no aspecto político da cidade e Toninho que tinha tudo para se tornar um dos maiores lideres do Sul do Estado sucumbiu perante sua falta de traquejo político, não sabendo partilhar o poder, em Marataízes tem espaço para a maioria dos atores políticos.

Se em 2006 Toninho deixasse as vaidades de lado e apoiasse o candidato mais propenso à vitória, que na época era Rudinho, provavelmente Rudinho sairia vitorioso naquela ocasião, daí eles poderiam iniciar todo processo de distribuição de poder, incluindo as câmaras municipais, passando pela eleição de 2008 e concluindo em 2012 e quem sabe um dos dois não chegaria a disputar com grandes chances de vitória uma vaga de deputado federal 2014, COMO : com a adesão de municípios vizinhos onde Rudinho e Toninho tem alguma influencia.

Toninho mais uma vez se equivocou, em 2010 tinha a oportunidade de recomeçar sua trajetória política participando com mais sabedoria e com interesse de se eleger em 2012, mas, a soberba do EU falou mais alto, deixou de apoiar Rudinho, que tinha acabado de assumir um mandato, pois era suplente de Marcelo Coelho, cassado por infidelidade partidária.

A carruagem passou na frente de Toninho com Rudindo nas rédeas, ao invés do Rei destronado pedir carona preferiu jogar pedras no cavalo e no cavaleiro.

Os grandes políticos preferem chegar ao entendimento, exercer o dom da conversa, do dialogo e da negociação, do que derrotar um adversário.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Maycon de Souza    |      Imprimir