Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-12-2010

Telegramas secretos revelam interesse dos EUA em Dilma
Brasília, 10 dez (Prensa Latina) Estados Unidos mostrou especial interesse desde 2005 em conhecer preferências, gostos e tudo possível sobre a então recém nomeada ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje presidenta eleita do Brasil.
Telegramas secretos revelam interesse dos EUA em Dilma
Foto: www.diariodebarrelas.com.br

Vários dos nove telegramas confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, divulgados hoje pelo diário Folha de S.Paulo e entregues pelo site Wikileaks.org, assinalam que Rousseff "organizou três assaltos a bancos" durante a época da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

A Folha de S.Paulo aponta que o autor do telegrama, o então embaixador norte-americano no Brasil John Danilovich não menciona a fonte da informação sobre as supostas ações de Rousseff na ditadura militar, contra a qual lutou e esteve presa por três anos.

"No conjunto de papéis divulgados agora, há especulações sobre a personalidade da petista -militante do Partido dos Trabalhadores (PT)-, as possibilidades de ser eleita e sua saúde", indica o jornal brasileiro.

Acrescenta que em 2009, a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, elogiou os documentos confidenciais, ao afirmar que gostava muito dos textos que contêm os perfis dos candidatos a presidente em 2010 e sobre suas estratégias, ao mesmo tempo em que qualifica o sistema político brasileiro de "bizantino".

A Folha de S.Paulo refere que Hillary Clinton fez recomendações para futuros telegramas: "Damos especial valor às informações sobre como são os estilos de operar desses líderes, seus comportamentos, motivações, pontos fortes e fracos, relações com seus superiores, sensibilidades, visões de mundo, hobbies e conhecimento de línguas estrangeiras".

Para o diário, os detalhes sobre Rosseff aparecem desde 2005, "Ela gosta de cinema e de música clássica. Perdeu peso recentemente, segundo relatos, após adotar a mesma dieta do presidente Lula", diz um dos telegramas.

Em outro há elogios para a presidenta eleita, pois é vista como "competente", elogiam sua paciência para ouvir e responder, mas alertam de que "ela tem fama de ser insistente, uma negociadora dura e detalhista".

O site Wikileaks.org diz possuir cerca de 250 mil telegramas confidenciais da diplomacia estadunidense em todo mundo, dos quais ao menos 2.500 seriam de sua embaixada no Brasil.


Fonte: www.prensa-latina.cu
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir