Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-12-2010

DOUTOR GABRIEL GIMENES RODRIGUES – DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
No início da luta institucional da Acadep não foram poucas as nossas investidas na tentativa de fortalecer nossa Instituição e, mais do que isto ou tanto quanto, resgatar a dignidade de cada um dos sérios e competentes Defensores Públicos que a compõe.
DOUTOR GABRIEL GIMENES RODRIGUES – DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Foto: www.maratimba.com

Recordo-me de nossa incitação ao Ministro da Justiça quando de sua passagem em Vitória. Nesse dia, lembro-me bem, ficamos bastante apreensivos com a possível reação de sua comitiva e aparato de segurança. Também teve os apitaços, idas à Fonte Grande, OAB/ES, Igrejas, etc. Éramos como personagens daquele desenho Caverna do Dragão, sempre em busca de um "mestre dos magos" que nos indicasse a volta para a casa: o respeito e o reconhecimento pelo nosso trabalho desenvolvido no dia-a-dia junto aos assistidos.

Desses nossos frontes de batalha uma ocasião jamais irei esquecer. Por um de nós ter-se sobressaído luminosamente, com grande habilidade.

Era mais uma daquelas acaloradas reuniões da Acadep. Aonde, como sempre, todos estavam constritos e irresignados com o tratamento humilhante que nos era conferido. Entretanto, debatíamos incessantemente uma solução para nosso pesadelo. Quando se cogitou a idéia de subirmos até o Gabinete de algum Deputado, afinal, nossa lamentação é problema de todos.

Lotamos o Gabinete de certo Deputado. Não cabia mais ninguém. Até mesmo os próprios funcionários daquele recinto tiveram que sair, para que coubesse mais algum Defensor, exceto o fotógrafo, é claro.

Não tínhamos um porta-voz ou representante naquela hora, era tudo de improviso.

Mas, confesso que não sabia, tínhamos um magnífico e extraordinário orador que pediu a palavra. Que bem sabia traduzir todas as nossas aflições, até mesmo as vivenciadas pelos nossos familiares queridos, sempre contaminados pela nossa angústia e expectativa.

Parecia um anjo, sua voz enchia todo o ambiente, como música. Dava mesmo vontade de chorar. A batida do coração e nossa respiração pareciam que entravam no ritmo da retórica de nosso Colega, que discursava como ninguém. Não havia nada a ser acrescentado. Nada.

Naquela hora, tive a certeza de me encontrar em terra firme, com a gente certa. Todos integravam e assentiam naquilo que era dito pelo nosso improvisado Orador. E o Deputado, ah, o Deputado viu com quem estava lidando, com profissionais eruditos e de discurso envolvente e elegante. Foi a única e sublime impressão que nosso Colega orador, por todos nós, deixou a este Parlamentar.

Depois, fomos até o Tribunal. A maravilhosa cena se repetiu. O Desembargador jamais esquecerá, e ele sempre diz isto, aquela frase dita pelo nosso Colega pregador: "Nossa chama está se apagando, Desembargador". Talvez pela beleza e jovialidade de nosso Colega que carregava já consigo uma frase tão eloqüente e extenuada. Conheço bem esse Desembargador, ele, nessa hora, teve que segurar o pranto e reagiu ao nosso orador, olho no olho, dizendo "Jamais diga isto, jamais deixem a chama de vocês se apagarem".

Por causa desse dia, da frase de nosso Orador e seu discurso envolvente, resolvi fazer um Artigo, plagiando sua máxima sincera "Nossa chama está se apagando". Está aqui:

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/impressao?materia=6463

Recordo-me, horas mais tarde, na OAB, Doutor Florisvaldo dizer que eu precisava ser como nosso Colega Orador, que eu deveria aprender a imitá-lo, a ensaiar a ser igual, ia ser um sucesso nos júris. Era o que mais queria e quero, mas acho que não consigo ter essa fleuma inglesa de nosso Orador, sou muito desconjuntado.

Mas, hoje, ao acordar, percebi que esse Colega, o nosso eterno Orador, não está mais entre nós.

Ficamos sem nosso Anjo, sem o nosso vocalista daquela tarde, que me fez aprender e ter a certeza de que algo conspira a nosso favor, converge para que no final tudo dê certo.

Agora, vamos encontrá-lo no rosto de cada um que torce entusiasticamente para que a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo dê certo de uma vez por todas. Que nossa remuneração saia do abismo do aviltamento para uma cordilheira de prosperidade e reconhecimento.

Sou eternamente grato a este Colega, um Príncipe Orador, pelo mágico e inesquecível instante de bravura institucional. Seu nome:

Doutor Gabriel Gimenes Rodrigues.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Carlos Eduardo Rios do Amaral    |      Imprimir