Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-12-2010

Demissão de Mottaki não mudará política externa do Irã
Presidente Ahmadinejad demitiu o chanceler na véspera. Chefe de agência nuclear iraniana assume interinamente o posto.
Demissão de Mottaki não mudará política externa do Irã
Foto: g1.globo.com

France Presse

14/12/2010 06h18 - Atualizado em 14/12/2010 07h24
Demissão de Mottaki não mudará política externa do Irã, diz porta-voz
Presidente Ahmadinejad demitiu o chanceler na véspera.
Chefe de agência nuclear iraniana assume interinamente o posto.

Da AFP
imprimir

A destituição na segunda-feira do chanceler Manuchehr Mottaki não provocará mudanças na política externa do Irã, afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

"Não penso que acontecerá qualquer mudança na política nuclear, nem nas discussões iniciadas por Teerã com as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano", declarou Ramin Mehmanparast durante encontro semanal com a imprensa em Teerã.

"As grandes linhas da política externa do Irã são definidas no mais alto nível e o ministério das Relações Exteriores executa esta política", acrescentou Mehmanparast.

"Não veremos nenhuma mudança nos fundamentos de nossa política".

Na segunda-feira, quando estava no Senegal, Mottaki foi demitido repentinamente pelo presidente Mahmud Ahmadinejad, que não apresentou qualquer explicação.

O presidente iraniano designou o diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, para substituir Mottaki de maneira interina, antes da nomeação de um novo ministro com a aprovação do Parlamento.

A mudança no comando da diplomacia iraniana aconteceu depois que Teerã retomou, dia 6 de dezembro em Genebra, após um ano de interrupção, as discussões com as grandes potências para tentar encontrar uma solução para seu controverso programa nuclear.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir