Categoria Educação  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Começa a nova prova do Enem 2010
Portões foram fechados às 13h desta quarta-feira (15). Prova será aplicada para 9.500 estudantes em 218 cidades de 17 estados.
Começa a nova prova do Enem 2010
Foto: g1.globo.com

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a ser reaplicado nesta quarta-feira (15), às 13h às 17h30, em 218 cidades de 17 estados brasileiros. Foram convidados pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 9.500 estudantes prejudicados por problemas de impressão do caderno amarelo. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Inicialmente, o Inep havia identificado 2.817 estudantes prejudicados por problemas de impressão na prova amarela. Em 10 de dezembro, anunciou que o número foi ampliado para 9.500 estudantes.

Em Belo Horizonte, o estudante Lucas Leão, de 18 anos, faltou ao serviço para fazer a prova em plena quarta-feira. Ele reclama dos erros neste processo seletivo do Enem e diz que está preocupado com o grau de dificuldade da prova. "Fui bem na primeira, porque achei as questões fáceis. Não sei se vou me sair bem nesta", disse.

Ninguém é obrigado a fazer a nova prova, de acordo com o instituto. Quem não comparecer terá corrigida a prova anterior. Quem fizer o novo exame automaticamente o substitui pelo anterior.

Lucas Leão e o amigo Luiz Guilherme, 18, refazem as provas em uma faculdade particular de Belo Horizonte. Leão pretende conseguir pontuação para prestar a segunda etapa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o curso de Engenharia de Minas. O amigo tenta Direito na mesma federal.

Segundo o Inep, os estudantes foram identificados a partir dos dados fornecidos pelo consórcio Cespe/Cesgranrio apurados nas atas dos 116.626 locais de prova. Eles foram avisados por e-mail, SMS e telegrama.

Dos mais de 9.500 estudantes que tiveram problemas com os erros de impressão do caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram convidados para fazer o novo exame nesta quarta-feira (15), a maioria está na cidade de Curitiba.

Segundo o Ministério da Educação, são 2.620 estudantes nesta situação. No total, no Paraná – segundo estado onde houve mais problemas -, foram convidados 2.708 alunos.

"Viajei 8h para fazer a prova"

Candidata a uma vaga ao curso de medicina, Gabriela Wassano, de 18 anos, disse que viajou 8 horas para refazer o Enem nesta quarta-feira, em Curitiba. Ela mora na cidade de Paranavaí que fica a cerca de 500 km de distância.

"Saí da minha casa na terça à noite e vim só para a prova. Este transtorno todo incomoda bastante, mas o Enem é muito importante para mim", afirmou.

As provas foram aplicadas nos seguintes estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará. Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.

Os estudantes que solicitarem terão à disposição uma declaração de comparecimento para justificar a ausência ao trabalho, segundo o Inep.

Presidiários
Nesta quarta-feira, presidiários ou adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privados de liberdade também farão o Enem. O exame continua na quinta-feira (16). No total, segundo o Inep, há 15 mil candidatos inscritos em cerca de 500 unidades prisionais. No ano passado, 10.698 presidiários fizeram o Enem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir