Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Sonda está próxima ao final do Sistema Solar
Lançada há 33 anos, a sonda espacial Voyager 1 está perto da fronteira do Sistema Solar e lá começou a identificar uma mudança no fluxo de particulas à sua volta - antes elas se dirigiam para fora e agora se movem lateralmente.
Sonda está próxima ao final do Sistema Solar
Foto: www.sidneyrezende.com



O fenômeno é consequência do vento indo de encontro à matéria vinda de estrelas. O movimento ocorre da seguinte forma: os ventos viajam em velocidade supersônica, atravessam uma onda de choque e vão de encontro com as partículas interestelares.

A Voyager 1 é o objeto feito pelo homem que está mais distante da terra - cerca de 17,4 bilhões de quilômetros. Para ter uma ideia, uma mensagem de rádio enviada de lá demora 16 horas para chegar à Terra. Quando a sonda chegar ao final do Sistema Solar - conhecido como Heliopausa - ela entrará no espaço interestelar.

A sonda foi lançada em 5 de setembro de 1977 - 25 dias depois da sua sonda gêmea Voyager 2 - com o objetivo de inspecionar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em 1989, após concluir a missão, as sondas foram enviadas em direção ao centro da Via Láctea.

Fonte: /www.sidneyrezende.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir