Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Empresaário alerta para a falta de irrigação nas lavouras de abacaxi em Marataízes
Marataízes é o maior produtor de abacaxi do Estado.
Empresaário alerta para a falta de irrigação nas lavouras de abacaxi em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Nessa safra são esperados uma colheita de 26 milhões do fruto. Essa lavoura viabiliza a mão de obra de cerca de 3,2 trabalhadores temporários. São 800 propriedades que produzem o fruto com sua massa amarelada e de gosto inconfundível.

Essa produção são absorvidas nos estados de Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Apesar dos números da safra serem alentadores, a seca trouxe prejuízo para muitos produtores que não possuem irrigação.

Somente 1% possui essa técnica, segundo projeção da Incaper. O empresário do ramo agricola Josiel Brandão pondera que se nada for feito para reverter essa situação a produção do município pode sofrer concorrência no próprio estado com municípios que já fazem irrigação em suas lavouras de abacaxi.

" Os municípios do norte do Estado já estão colhendo o abacaxi pérola com irrigação que já vem com a dosagem de adubo para as plantas. Com isso podem cultivar frutos maiores e dentro de um prazo menor que hoje pode chegar a três meses antes da safra de Marataízes", ressaltou Josiel.

Para o empresário não é uma questão de custo e sim uma mudança mais moderna no plantio do abacaxi" O produtor com a irrigação pode colher mais rápido e ainda diminuir a sua mão de obra com a adubação pois o adubo já vai com a irrigação", assegura ainda que com esse mecanismo a produção de Marataízes pode aumentar em mais de 25% já no primeiro ano.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir