Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-12-2010

Brasileiros escolhem saúde como prioridade do governo Dilma
Área é a mais desaprovada no governo Lula, indica levantamento feito pelo Ibope
Brasileiros escolhem saúde como prioridade do governo Dilma
Foto: www.diariodebarrelas.com.br

A saúde é, de longe, a área que os brasileiros consideram a prioridade número 1 para o novo governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Em pesquisa do instituto Ibope feita a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quinta-feira (16), 51% dos entrevistados escolheram a área como primeiro foco dos esforços da nova gestão. Em seguida, estão educação (11%) e segurança pública (7%).

O resultado reflete a avaliação negativa que os brasileiros fazem da atuação do governo Lula na saúde. O mesmo levantamento mostrou que 54% da população desaprova o desempenho federal nesse setor. Entre as nove áreas avaliadas, é o maior índice negativo.

Mesmo outras áreas sempre ressaltadas em propagandas do governo e campanhas eleitorais obtêm preferência bem menor no momento de o brasileiro expressar o que é prioridade.

Habitação e saneamento, por exemplo, são prioridades para apenas 2% dos entrevistados. Combate à inflação e reformas trabalhista e política têm a preferência de apenas 1%.

Para o gerente executivo da CNI, Renato da Fonseca, a diferença no tratamento mostra a dimensão do problema para os eleitores.

- Saúde, educação e segurança são os temas onde realmente o governo deve agir e onde a sociedade espera que o governo aja. O interessante é que em saúde, há clara intenção da sociedade que é o principal.

A mesma pesquisa mostrou que a maioria da população está otimista com o novo governo: 62% acham que será "bom" ou "ótimo", 19% consideram que será "regular" e outros 9% opinam que será "ruim" ou "péssimo".

A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2002 eleitores de 140 municípios em todo o país entre os dias 4 e 9 de dezembro. É a primeira que mostra as expectativas do novo governo. A margem de erro da atual pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir