Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2010

CPI pede combate específico à pedofilia no Pará
De 2004 a 2008, 688 menores de cinco anos de idade sofreram abusos no Estado
CPI pede combate específico à pedofilia no Pará
Foto: 2.bp.blogspot.com

Estado com alta incidência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, o Pará foi objeto de atenção especial da CPI da Pedofilia. Em visitas ao Estado, os parlamentares colheram dados sobre pedofilia no Estado, e elaboraram recomendações ao governo paraense para combater melhor os crimes.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo relatório final da comissão, os crimes de pedofilia estão disseminados por todos os 143 municípios paraenses. De 2004 a 2008, foram registrados 3.558 casos, sendo que 688 deles ocorreram com crianças com menos de cinco anos de idade. Em Belém, que teve 1.720 crianças vítimas desse tipo de crime, a impunidade é um problema grave – em 2008, apenas 9,5% dos casos geraram algum procedimento judicial.

De acordo com o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), entre os motivos da impunidade estão a conivência de autoridades, que fazem vista grossa para o crime, e o fato de que o abuso é considerado "normal", por parte da população.

- Constatamos muitas autoridades envolvidas com abuso de crianças. É um dos Estados em que as pessoas acham que é natural abusar de crianças. (...).Por conta da navegação, crianças ribeirinhas são oferecidas pelas próprias famílias e por cafetões, sobem aos barcos para serem abusadas e voltam com um saco de sal, de arroz.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir