Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 17-12-2010

Governador virá a Marataízes inaugurar Palácio das Águias
O Palácio das Águias, considerado por muitos como um dos mais importantes monumentos históricos de Marataízes e que se encontrava abandonado por décadas e estava em ruínas, será devolvido a população na próxima segunda-feira (20/12) completamente reformad
Governador virá a Marataízes inaugurar Palácio das Águias
Foto: Renato Alves

A reforma realizada pela Prefeitura de Marataízes em parceria com o Governo do Estado, através de investimentos na ordem de pouco mais de um milhão de reais, conseguiu recuperar os principais aspectos arquitetônicos da fachada original, além de detalhes do acabamento interno, tais como parte dos mosaicos dos pisos cerâmicos, cujos desenhos remotam uma parte da história e riqueza cultural do Palácio.

Além da importância do aspecto histórico do monumento, o Palácio das Águias, agora reformado, receberá uma destinação nobre, a de abrigar a Biblioteca Municipal de Marataízes.

Para marcar a data, o Município em parceria com os Correios, estarão lançando na ocasião um selo e um carimbo comemorativo alusivo a recuperação do Palácio e que serão utilizados pelas agências dos Correios da cidade nos próximos 30 dias em todas as postagens.
Quem também virá prestigiar a entrega simbólica do Palácio à população é o Governado Paulo Hartung, que chegará a cidade por volta das 10 horas.

A solenidade de entrega do Palácio está marcada para acontecer na manhã de segunda-feira às 11 horas.

Além do Palácio das Águias, o Município de Marataízes pretende revitalizar outros dois importantes monumentos, o Galpão da Oficina de Trens da Extinta Estrada de Ferro Itapemirim e o Trapiche da Barra.

O Galpão da Oficina de Trens da Extinta Estrada de Ferro Itapemirim, já teve projeto aprovado e sua realização já está em fase de processo de licitação, de modo que nos próximos dias deve ser anunciado o início das obras de recuperação do Galpão. Já o trapiche, a Administração espera realizar sua revitalização em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

De acordo com o Prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal, o projeto já foi encaminhado a Secretaria Estadual de Cultura, de modo que o Município está aguardando a tramitação normal do processo, de modo que acredita que em breve poderá anunciar também a recuperação deste importante monumento.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir