Categoria Religião  Noticia Atualizada em 20-12-2010

Papa diz que Igreja está «consciente» da gravidade do abuso de menores
O Papa Bento XVI apelou aos cardeais para fazerem penitencia e acolherem a humilhação das revelações dos abusos sexuais da Igreja, considerando que a instituição está «consciente da particular gravidade deste pecado».
Papa diz que Igreja está «consciente» da gravidade do abuso de menores
Foto: www.abola.pt

«Estamos conscientes da particular gravidade deste pecado cometido por sacerdotes e da nossa correspondente responsabilidade. Mas tampouco nos podemos calar sobre o contexto do nosso tempo, em que nos confrontamos com estes acontecimentos. Existe o mercado da pornografia, que se refere às crianças, que parece ser considerado cada vez mais pela sociedade como uma coisa normal. A devastação psicológica das crianças, em que pessoas humanas são reduzidas a mercadoria, é um assustador sinal dos tempos», disse Bento XVI no seu discurso de boas festas aos Cardeais de Cúria.

O chefe da Igreja Católica apelou, ainda, para que se ponha fim «à cristianofobia». «As palavras do sínodo devem ser um forte grito que se dirige a todas as pessoas com responsabilidade política ou religiosa, para que ponham fim à cristianofobia. Para que se levantem em defesa dos refugiados e dos que sofrem e revitalizem o espírito da reconciliação», acrescentou.

Bento XVI recordou, também, as suas viagens apostólicas, sobretudo a feita a Portugal, onde a fé «não é apenas do passado, mas continua a actuar agora».

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir