Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Zuckerberg viaja à China, país onde o Facebook é bloqueado
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está viajando pela China, país onde vive a família da sua noiva, Priscilla Chan.
Zuckerberg viaja à China, país onde o Facebook é bloqueado
Foto: tecnologia.terra.com.br

Zuckerberg também visitou a sede da Baidu, o buscador mais popular do país asiático, segundo fontes da empresa chinesa.

O departamento de comunicações internacionais destacou que se tratava de uma "visita privada" do executivo, eleito na semana passada Personalidade do Ano pela revista Time, e afirmou que Zuckerberg comeu com o presidente da Baidu, Robin Li, de quem é amigo.

Pouco depois da visita, usuários chineses postaram em microblogs e fóruns da internet fotos supostamente tiradas durante a estadia de Zuckerberg nos escritórias da Baidu, o que levantou rumores de uma possível futura cooperação entre o buscador chinês e o Facebook, que há um ano está bloqueado no país.

Um dos responsáveis pelas relações públicas da Baidu, o empresários e jornalista Kaiser Kuo, chamou de "muito exagerados" os rumores de que a empresa vá comprar a rede social, e afirmou que Zuckerberg e o presidente da companhia são bon amigos há muito tempo. Por outro lado, Kuo reconheceu que o interesse de Zuckerberg na China é "amplamente conhecido", já que a China é o mercado que reúne a maior comunidade de internautas do planeta (mais de 420 milhões).

O Facebook está bloqueado na China desde o primeiro semestre de 2009, quando as autoridades chinesas aumentaram o controle de populares sites com participação interativa na rede, junto com YouTube e Twitter, coincidindo com momentos sensíveis, como o 50º aniversário do exílio de Dalai Lama e as revoltas uigares em Urumqi.

Apesar disso, alguns internautas ainda acessam a rede social, graças ao uso de ferramentas como os servidores VPN, que permitem ocultar o direcionamento IP e navegar como se o usuário estivesse fora da China.

Zuckerberg começou a estudar mandarim no começo do seu relacionamento com Priscilla, uma estudante de Medicina de Boston cuja família é de origem chinesa e que aproveitará a viagem para visitar alguns parentes, segundo a imprensa especializada.

O fato de Zuckerberg namorar uma mulher de etnia chinesa aumentou a popularidade do jovem no país este ano, embora os internautas chineses prefiram outras redes sociais que "copiam" a ideia do Facebook, como Renren e Xiaonei, com dezenas de milhões de usuários. Baidu, por sua vez, é o buscador mais usado na China, superando inclusive o Google, com 60% do mercado.


Fonte: tecnologia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir