Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Americana que recebeu transplante de rosto encontra família de doadora
Connie Culp encontrou com família de doadora neste final de semana. Ela recebeu um novo rosto após levar um tiro na face em 2004.
Americana que recebeu transplante de rosto encontra família de doadora
Foto: g1.globo.com

Dois anos após receber o primeiro transplante de face dos Estados Unidos, Connie Culp descobriu a identidade da doadora que a salvou de passar o resto dos dias comendo e respirando por tubos. A família de Anna Kasper resolveu revelar nesta semana que a mulher que morreu em 2008 após um ataque cardíaco fora quem doou o rosto para Connie. As famílias se encontraram neste final de semana.

"Ela daria o tempo dela. Ela lhe daria dinheiro. Ela deu um monte de coisas que ela não precisava para outras pessoas", disse o marido de Anna, Ron Kasper, ao jornal "The Plain Dealer", de Cleveland. "Quando me perguntaram sobre a doação, nós sabíamos que era o que ela gostaria de fazer."

Connie, de 47 anos, tem agradecido a doadora desde a cirurgia, mas nunca foi capaz de saber seu nome. Ela disse ao jornal que o encontro foi bom, depois de alguns momentos inicialmente estranhos. "Eles são pessoas realmente muito boas", afirmou Connie. "É incrível o quanto temos em comum."

A filha de 23 anos de idade de Anna, Becky Kasper, disse que pode ver parte de sua mãe em Connie, embora suas estruturas ósseas sejam diferentes. "Eu posso ver a semelhança no nariz", disse ao periódico. "Eu sei que ela está sorrindo sobre isso, que ela está muito feliz."

O marido Connie atirou em seu no rosto em 2004. A explosão destruiu seu nariz, quebrou suas bochechas e afetou a maioria de sua visão.

Anna morava em Lakewood, Ohio, com a família. Ela cuidou de pacientes em um lar de idosos, entregou pizza e limpou escritórios.

Após o encontro com Culp neste fim de semana, Ron Kasper disse que as duas mulheres compartilham muito mais do que um rosto. "Connie é como Anna em muitas coisas", disse ele, "na personalidade, no quanto ela gosta de vida, sorri, e como ela ainda é capaz de ter uma atitude tão grande depois de tudo que passou."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir