Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-12-2010

Dilma anuncia mais dois nomes e fecha equipe de 37 ministros
Foram chamados Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Iriny Lopes (Mulheres)
Dilma anuncia mais dois nomes e fecha equipe de 37 ministros
Foto: www.diariodebarrelas.com.br

A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (22), por meio de nota, os dois últimos nomes para compor a sua equipe de 37 ministros. A deputada federal Iriny Lopes (PT-ES) foi confirmada na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o deputado eleito Afonso Florence (PT-BA) vai comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Com Iriny e Florence, Dilma termina a escolha dos ministros que tomam posse junto com ela e o vice, Michel Temer, no dia 1º de janeiro.

A presidente eleita não criou nenhuma nova pasta. Ela desistiu do Ministério de Portos e Aeroportos, que iria para o PSB, por conta da ameaça de um caos aéreo entre o fim deste ano e o começo do próximo, de acordo com informações da Agência Estado. O setor continuará sob o comando do Ministério da Defesa.

Com a decisão, a Secretaria dos Portos ficou como estava e foi para as mãos do PSB. Assumirá o comando Leônidas Cristino, prefeito de Sobral eleito e reeleito com apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, e do deputado Ciro Gomes. O partido também emplacou Fernando Bezerra Coelho, na Integração Nacional.

Além dos dois indicados do PSB, Dilma confirmou na última terça-feira (21) os nomes de Luiz Sérgio Nóbrega (Relações Institucionais) e José Elito Carvalho Siqueira (Segurança Institucional). O ministro Jorge Hage, da CGU (Controladoria Geral da União) foi convidado para seguir no governo.

Quem são

Iriny Lopes é uma das fundadoras do PT no Espírito Santo. É conhecida por seu trabalho na Câmara dos Deputados em defesa dos direitos civis. Na Casa, passou por dois mandatos e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Entre os assuntos da comissão, estão o Programa Nacional de Direitos Humanos e os jovens.

Afonso Florence é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e, nas eleições de outubro, foi eleito deputado federal.

A presidenta eleita da República, Dilma Rousseff convidou o deputado federal eleito pela Bahia Afonso Bandeira Florence para a pasta do Desenvolvimento Agrário e a deputada federal Iriny Lopes para a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

A presidenta eleita orientou-os a trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, para promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.


Fonte: R7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir