Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 22-12-2010

R7 avalias no novo sedã grande Chevrolet Omega
A Chevrolet sempre foi referência entre os sedãs de luxo no Brasil, desde o final da década de 60, com o lançamento do Opala.
R7 avalias no novo sedã grande Chevrolet Omega
Foto: r7.com

Em 1992, a montadora ficou ainda mais em evidência com a chegada do Omega, o carro nacional mais desejado da época. Mas invasão dos importados diluiu o glamour dos sedãs luxuosos da marca, que também passaram a ser importados. O Omega, na versão especial Emerson Fittipaldi (R$ 128,6 mil), volta ao país para tentar resgatar esse prestígio.

O sedã grande da Chevrolet, importado da Austrália desde 1998, sempre se destacou pela maciez da suspensão (parecida com a dos modelos americanos) e força do motor V6. E esses atributos permanecem no modelo 2011, que traz como novidades o câmbio automático de seis marchas (com opção de trocas manuais na alavanca) e o motor com injeção direta de combustível, que ficou 38 cv mais potente (292 cv no total).

O design permanece praticamente o mesmo, com pequenas mudanças nos pára-choques, fundo negro nos faróis e um sutil aerofólio na tampa do porta-malas, além de rodas com desenho mais esportivo. A mudança maior está no interior, que agora é em tom bege claro e aumenta a sensação de amplidão e, em contrapartida, suja mais facilmente... No console central, outra novidade: a central de entretenimento Bluetooth com tela touch screen de 6,5 polegadas e câmera de estacionamento integrada.

Em ação, o Omega mostra muito fôlego nas arrancadas. Não é à toa que o sedã de 1.758 quilos vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos (a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 235 km/h). Com tanta energia e peso, é preciso tomar cuidado na hora das frenagens. Se o motorista se empolgar antes de uma curva, os sistemas de controles de estabilidade e tração certamente entrarão em ação. É bom nunca se esquecer do peso do carro...

No banco de trás, lugar reservado a muitos donos do Omega – que contratam motoristas particulares –, o espaço para pernas impressiona. Até o astro da NBA LeBron James poderia se acomodar ali com certo conforto. O problema é justamente para os mais baixos, pois o banco é afundado e as janelas são altas. Quem tem menos de 1,70 m vai se sentir incomodado. Se for claustrofóbico, então...

NOTAS (0 a 10)
Design (7) – Não é dos sedãs mais bonitos, nem dos mais feios
Conforto (8) – Acabamento sem o glamour esperado no segmento, mas recheado de equipamentos e muito espaçoso
Comportamento (7,5) – Suspensão muito mole, para quem gosta é um prato cheio. Eu prefiro carros mais firmes, como os europeus
Motor e câmbio (9) – É o ponto alto do Omega, tanto o motor quanto o câmbio estão entre os melhores do segmento
Segurança (8,5) – Tem todos os equipamentos esperados em um sedã de luxo
Preço (8) – É mais em conta que a dupla nipônica Honda Accord e Toyota Camry, mas bem mais caro que os sul-coreanos
MÉDIA FINAL (8)

OPINIíO: O Chevrolet Omega tem um público fiel e específico, que gosta das facilidades da marca no Brasil e, principalmente, de um carro com jeitão americano (muito potente e com suspensão bem macia). Mas não chega a ser um sedã que empolga. Continua um carro bom para andar no banco de trás e entregar o volante para o motorista. É uma compra racional.

Fonte: r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir