Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 26-12-2010

Palácio das Águias, o novo patrimônio histórico do ES
Palácio das Águias, o novo patrimônio histórico do estado do Espírito Santo
Palácio das Águias, o novo patrimônio histórico do ES
Foto: Eduardo Bahiense

O Palácio das Águias tem origem numa edificação simples do século XIX e seus primeiros proprietários foram Alfredo e Manoel Duarte. Provavelmente serviu como pouso de tropeiro nesta época. Em 1903, foi adquirido pelo negociante português Simão Rodrigues Soares.

Hoje em um novo tempo restaura-se esse patrimônio histórico, inaugurado no dia 20 de dezembro de 2010 pelo governador do estado do Espírito Santo Paulo Hartung, Prefeito Municipal Jander Nunes Vidal, seus secretários, autoridades e representantes presentes.

Segundo a secretária de cultura e patrimônio histórico, Samantha de Souza Oliveira, o Palácio das Águias, depois de restaurado recebeu em seu interior todo estrutura nova e moderna, divididos em seis setores, entre eles: biblioteca, acervos especiais, diretoria e secretaria de cultura, setor multimídia, biblioteca infantil e hemeroteca.

Este patrimônio faz parte da identidade capixaba, conhecer é o primeiro passo para valorizar e preservar a memória do lugar a que pertencemos. Marataízes mais uma vez está de parabéns, com certeza seremos um povo mais admirados e queridos depois desta data que marcou a historia dessa cidade. Agradecemos mais uma vez ao nosso simpático e popular governador Paulo Hartung que foi muito bem recebido por todos os seus admiradores.

Nesse mesmo evento o governador lançou e carimbou o selo cultural dos correios em homenagem a essa idéia cultural, com certeza a sua visita de inauguração histórica, será marcada com um abraço de paz e esperança para dias melhores, e nós maratimbas estamos muito felizes e orgulhosos por fazer parte disso. Também ficamos muito gratos a todos que se empenharam nesta conquista e acreditaram nesse momento de vitoria. Parabéns a todos os meios de comunicação da região que tem apoiado e divulgado a cultura, a arte, o turismo e o desenvolvimento da cidade.

Vamos pensar um pouco!

Se o homem foi criado por Deus, a sabedoria e dom dado ao homem vêm do Criador. Então vamos todos nós agradecer a Deus que nos criou e nos deu esse privilégio de realizar esse grande sonho de ver o Palácio das Águias se tornar biblioteca municipal de Marataízes, o novo patrimônio histórico do estado Espírito Santo.

Assim diz em Eclesiastes Cap. 3, "tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".

Eduardo Baiense, colaborador do marketing, artístico e cultural de Marataízes.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Eduardo Baiense Pinto    |      Imprimir